O
presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Carlos Vilar, reuniu-se
em São Paulo (SP) com Lin Li, CEO da gigante CCCC (China Communications
Construction Company), e os diretores Eduardo Viegas, vice-presidente de
Desenvolvimento de Negócios, e Helder Dantas, diretor executivo, para retomar
as negociações com o grupo chinês quanto ao interesse em investir no Porto de
Suape. Os empresários chineses manifestaram interesse em iniciar as tratativas sobre
a conclusão da Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, uma vez que
o grupo também pretende concorrer para construir o terminal de minérios, cuja
viabilidade do projeto depende do funcionamento da ferrovia.
Em reunião anterior, quando estiveram
na sede do porto pernambucano, o presidente Vilar apresentou o projeto do
futuro terminal de minérios. “Nós não podemos ficar parados, esperando que o
empresário procure o porto. Vi que eles já haviam feito uma avaliação, entre
2010 e 2012, por meio de uma empresa pertencente ao mesmo grupo, sobre esse
projeto, mas que ficou parada muito em função da não conclusão da
Transnordestina”, disse Vilar.
De acordo com o presidente, Suape
está aberto às negociações e aos investimentos do grupo chinês que já atua
neste setor no Brasil há algum tempo, a exemplo do Porto de São Luís, no
Maranhão, e as recentes negociações com o Terminal Graneleiro de Babitonga
(TGB) em São Francisco do Sul (SC), com investimentos de R$ 1 bilhão.
Em Pernambuco, há uma enorme
preocupação quanto à retomada dos trabalhos para a conclusão da Ferrovia
Transnordestina e a chegada ao seu destino no estado, que é o Porto de Suape.
Segundo o novo cronograma da obra, divulgado pela concessionária Transnordestina
Logística (TLSA), será priorizado o trecho Piauí-Porto de Pecém (CE), com
término previsto para 2021, enquanto que o trecho Salgueiro-Suape só seria
concluído em 2027. Na avaliação do presidente Vilar, isso inviabiliza
investimentos tanto do setor público quanto privado no porto pernambucano, com
perdas incalculáveis para a economia e o desenvolvimento socioeconômico do
estado.
“Suape está pronto para lutar sem
medir esforços para conseguir que a Transnordestina seja concluída também na
parte que contempla o complexo industrial portuário do estado. Devemos nos
reunir nos próximos dias com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
José Múcio Monteiro para discutir as demandas do porto e, principalmente,
buscar ajuda quanto a esta questão da ferrovia”, concluiu Vilar.
Para o CEO do grupo CCCC, Lin Li,
essas negociações com o governo são importantes para viabilizar todo e qualquer
investimento. Será necessário, ainda, procurar o grupo de mineradoras
instaladas no Estado do Piauí, de onde deverão partir os trens com o minério -
carga que justificaria o investimento - com destino à ilha de Cocaia em Suape,
onde deverá ser construído o terminal, numa área de aproximadamente 75
hectares. Lin Li sinalizou forte interesse em concretizar a parceria com Porto
de Suape.
Ao fim do encontro, o presidente
Carlos Vilar se viu otimista quanto à reunião e o avanço da retomada das
negociações com os chineses. Segundo ele, há um positivismo a partir do novo
governo, tanto estadual, com a renovação do mandato do governador Paulo Câmara,
quanto na esfera federal, com o governo Jair Bolsonaro, no qual acredita que
vai colaborar com a abertura necessária aos investimentos nos portos
brasileiros, e Suape se encontra inserido nesse contexto.
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