O Grupo CCR, antiga Companhia de Concessões Rodoviárias, venceu o
leilão realizado hoje (1º) pela Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) para a concessão, por 30 anos, da Rodovia de
Integração do Sul, no Rio Grande do Sul. O certame começou às 10h45 na
B3, bolsa de valores de São Paulo.
Ganhou o menor valor de pedágio apresentado pela CCR de R$ 4,30
(deságio de 40,53%). O teto para o leilão tinha valor de R$ 7,24. Outras
proponentes foram a Infraestrutura Brasil Holding RS 4,43 (deságio de
38,73%), Ecorodovias Concessões e Serviços S.A. R$ 4,55 (deságio de
37,02%), Consórcio Sacyr R.S. R$ 5,25 (deságio de 27,43%) e Consórcio
Integra Sul R$ 5,27 (deságio de 27,20%).
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, abriu o leilão
destacando a criação de um ambiente regulatório com transparência e
processo com regras que estimulam a concorrência nas concessões
leiloadas pelo governo. “Este leilão tem uma característica que é o
primeiro nessa nova etapa com rodovias. Exatamente onde a experiência de
concessão vem tendo os maiores problemas. Os técnicos tiveram de se
debruçar com muito cuidado sobre os seus estudos”, disse.
No trecho de 473,4 quilômetros (km), que atravessa 32 municípios
gaúchos, passam 24 mil veículos por dia. Foram concedidos a BR-101/RS,
na divisa com Santa Catarina até o entroncamento com a BR-290; a
BR-290/RS do entroncamento com a BR-101 até o km 98,1; a BR-386 do
entroncamento com a BR-285/377 até a BR-470/116 e a BR-448 do
entroncamento com a BR-116/118 até a BR-290/116. Serão implementadas
sete praças de pedágio.
Os investimentos estão previstos em R$ 7,8 bilhões, sendo R$ 53
milhões voltados a estudos e pesquisas de desenvolvimento tecnológico e
R$ 31 milhões para segurança viária, com programas de prevenção a
acidentes e educação no trânsito. A empresa vencedora ainda terá custos
operacionais de R$ 5,6 bilhões em conservação, operação e monitoramento.
A vencedora do leilão terá, obrigatoriamente, que duplicar
integralmente a rodovia, numa extensão de 225,2 quilômetros até o 18º
ano do prazo da concessão. Estão previstos também a construção de 78,8
quilômetros de faixas adicionais para ampliação da capacidade, 85 novos
dispositivos de interconexão, 32 passarelas de pedestres, 75,5 km de
vias marginais, 59 melhorias em acessos e a iluminação nas travessias
urbanas e nas vias marginais. Serão gerados 4 mil empregos diretos e 8
mil indiretos.
O sistema rodoviário abrange os municípios de Torres, Dom Pedro de
Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Maquiné,
Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha,
Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Triunfo, Tabaí,
Taquari, Fazenda Vila Nova, Bom Retiro do Sul, Estrela, Lajeado, Marques
de Souza, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade,
Mormaço, Tio Hugo, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Carazinho.
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