quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Embaixador Ernesto Araújo, admirador de Trump, é escolhido Ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro

          O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quarta-feira, 14, a indicação do embaixador Ernesto Fraga Araújo para o cargo de ministro das Relações Exteriores de seu governo. Diplomata há 29 anos, Araújo é diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty e considerado no meio diplomático como "trumpista", por defender o presidente norte-americano.
          Bolsonaro fez a indicação por meio de sua conta no Twitter. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”, escreveu o presidente eleito, classificando o diplomata como um “um brilhante intelectual.”
          Depois do anúncio, em entrevista à imprensa no final da tarde, Bolsonaro disse que "o Brasil fará negócios sem viés ideológico de um lado ou de outro". O presidente eleito adiantou que seu governo "não vai virar as costas aos irmãos venezuelanos, que estão passando por grandes dificuldades".Mas voltou a criticar o governo do presidente Maduro, assim como o de Cuba, que qualificou como "uma ditadura e não uma democracia".
          Araújo aceitou o convite e destacou que está alinhado com o pensamento de Bolsonaro em relação à política externa brasileira. O presidente eleito conheceu o embaixador durante a campanha, depois que o diplomata enviou a ele o artigo "Trump e o Ocidente", no qual elogia as ideias de Donald Trump, e que causou impressão positiva entre os principais assessores do então candidato ao Palácio do Planalto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário