quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Portos do Panamá apresentam leve crescimento de 0,2% no terceiro trimestre


          Ao encerrar o terceiro trimestre de 2018, o sistema portuário panamenho alcançou um leve crescimento de 0,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela publicação Capital Financeiro. A expansão foi atribuída ao impulso mostrado pelo complexo portuário de Colón, especificamente os terminais de Manzanillo International (MIT) e o Colon Container Terminal (CCT), que registraram forte elevação de 17% e 12%, respectivamente, na movimentação de cargas.
          Um dos maiores complexos portuários do país, Colón, registrou crescimento de 6% até o terceiro trimestre em relação a igual período do ano anterior. Até setembro, acumulou 3.091.227 teus contra 3.175.720 em 2017. Entretanto, a realidade foi diferente nas costas do Pacífico, onde o maior porto de transbordo da região latino-americana neste litoral, o de Balboa (administrado por Hutchinson PPC) , perdeu 561.629 teus nos primeiros noves meses do ano. Já o porto vizinho, PSA Panamá (que administra o antigo porto militar de Rodman), ganhou 276.163 teus adicionais em comparação com o mesmo período do ano passado.
          O gerente geral da PSA Panamá, Alessandro Cassinelli, explicou que graças ao acordo fechado com a armadora MSC, o movimento do porto se elevará até o final do ano a 1,4 milhões de teus. Ele destacou que, para atingir esta meta, são necessários mais clientes operando na fase II da operação, cuja capacidade máxima é estimada em 2 milhões de teus.
          Entretanto, o bom desempenho registrado pelo PSA foi reconhecido pelo administrador da ACP (Autoridad del Canal de Panamá), Jorge Quijano. “Foi exitosa a concessão outorgada a essa empresa paara que pudesse desenvolver seu projeto de expansão e melhorar a capacidade portuária do país no setor do Pacífico”, comemorou o dirigente. Ele acrescentou que “ao contrário do que acontece atualmente no México e no Brasil, onde os portos movimentam grandes volumes de cargas destinadas ao mercado interno, a carga local movimentada no Panamá é mínima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário