O mês de novembro será de
oportunidades de negócios para os calçadistas brasileiros. Entre os dias 12 e
21, estarão no Brasil compradores dos grupos Chalhoud, dos Emirados Árabes
Unidos, da Totto e da Calzados Bata, da Colômbia. A vinda dos estrangeiros, por
meio do Projeto Comprador Vip, será viabilizada através do Brazilian Footwear,
programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira
das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além de agendas em
fábricas gaúchas e de São Paulo, que será realizada pelos árabes, a iniciativa
prevê a participação dos importadores colombianos na feira Zero Grau, que
acontece em Gramado/RS entre os dias 19 e 21 de novembro.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Potin, ressalta que os
grupos selecionados são qualificados e possuem grande importância nos
respectivos mercados de atuação, sendo que o Totto está presente em outros 55
países, além da Colômbia. “Existe um potencial muito importante e que deve ser
aproveitado pelas marcas brasileiras que participarão das agendas e encontros”,
projeta, ressaltando que a Totto possui mais de 700 lojas, sendo 320 desses
fora do país de origem. A segunda empresa daquele país que vem ao Brasil é a
Bata, que conta com 12 lojas e trabalha com produtos de maior valor agregado,
acima de US$ 20 o par (no Brasil, o preço médio do calçado embarcado é US$
8).
Já o grupo Chalhoud, dos Emirados Árabes Unidos, participa de agenda em
fábricas da região uma semana antes da feira gaúcha. “Trata-se de um importante
player naquele mercado, que tem mais de 500 lojas e importa mais de US$ 1
milhão por ano, especialmente de grandes marcas francesas e italianas”, conta
Paola, acrescentando que a vinda da empresa é fruto de matchmaking - serviço
para identificação de potenciais compradores internacionais - realizado pelo
Brazilian Footwear.
Tanto a Colômbia como os Emirados Árabes Unidos são importantes mercados para o
calçado brasileiro. Entre janeiro e setembro deste ano, os colombianos
importaram quase 5 milhões de pares verde-amarelos, número estável em relação
ao mesmo período de 2017. Já os Emirados Árabes Unidos receberam mais de 760
mil pares no período, queda de 19% em relação a igual interim do ano
passado.
Com mais de mil marcas expositoras, a Zero Grau acontece no Serra Park, e
apresentará as coleções de outono-inverno para milhares de lojistas, parte
deles de fora do País. “A feira irá se realizar após toda a instabilidade de
mercado que acontece num período pré-eleitoral. Os negócios da indústria
calçadista nesta feira irão acontecer já com um novo panorama político que terá
novos cenários econômicos. Estamos sentindo esta expectativa junto aos nossos
expositores”, prevê o diretor da promotora do evento, Frederico Pletsch. A Zero Grau conta com o apoio dos sindicatos das indústrias de calçados de
Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três
Coroas.
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