segunda-feira, 12 de novembro de 2018

HMM instalará scrubbers em cinco navios de mais de 5 mil teus a um custo de US$ 9 milhões por unidade


          A HMM anunciou que vai se antecipar a norma de limite de enxofre IMO 2020. A armadora sul-coreana celebrou uma série de acordos para equipar com scrubbers cinco navios porta-contêineres, com 5.023 teus de capacidade cada, fretados a longo prazo.
          As embarcações fazem parte do acordo Capital/HMM e são: “Hnyundai Prestigio”, “Hyundai Premium”, “Hyundai Paramount”, “Hyundai Privilegie” e “Hyundai Platinum”. Os navios foram entregues pela HHI em 2013 a HMM, fretados por 12 anos pela Capital. Atualmente, eles estão no serviço ACS Ásia Oriental – Índia Oriental da armadora.
          A HMM pagará US$ 4.900 diários a mais por afretamento de cada barco a partir do dia 1º de janeiro de 2020, com a instalação dos scrubbers. Como o acordo charter se estende até 2025, a companhia sul-coreana pagará um extra de US$ 9 milhões por navios.
          As cinco embarcações foram construídas por encomenda da Capital Product Partners em 2011, por US$ 53 milhões cada uma. Atualmente, elas conseguem US$ 23.480 de faturamento bruto por dia. O resultado vem sendo obtido desde o acordo de reestruturação da HMM de 15 de julho de 2016, que reduziu a tarifa de US$ 29.350 original acordada em agosto de 2011.
          Quatro meses depois da contratação dos navios, a redução do frete foi compensada com uma quantidade igual de ações da HMM transferidas à Capital como parte da reestruturação da dívida do armador. Esse acordo estipulava que a tarifa de frete deveria ser restaurada a taxa bruta diária original de US$ 29.350 em janeiro de 2020. E, em seguida, elevada para US$ 34.250, com os scrubbers já instalados.
          O acordo está em linha com a política da HMM de equipar os navios com scrubbers para cumprir com a norma IMO 2020. A companhia também planeja instalar depuradores em todos os navios ULCS em construção. São 12 megamax de 23 mil teus, de próxima geração, e oito unidades de 15 mil teus, ordenadas em setembro de 2018.
          As novas embarcações se somarão aos de 11 mil teus, integrados no começo deste ano e já dotados de scrubbers: Promessa HMM e HMM Blessing. Atualmente, estas embarcações, construídas no estaleiro da Hanjin, nas Filipinas, são os maiores porta-contêineres do mundo. Entretanto, serão eclipsadas por navios de maior tamanho que entrarão em operação nos próximos meses.

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