A HMM anunciou que vai se antecipar a norma de
limite de enxofre IMO 2020. A armadora sul-coreana celebrou uma série de
acordos para equipar com scrubbers cinco navios porta-contêineres, com 5.023
teus de capacidade cada, fretados a longo prazo.
As embarcações fazem parte do acordo Capital/HMM e são: “Hnyundai
Prestigio”, “Hyundai Premium”, “Hyundai Paramount”, “Hyundai Privilegie” e
“Hyundai Platinum”. Os navios foram entregues pela HHI em 2013 a HMM, fretados
por 12 anos pela Capital. Atualmente, eles estão no serviço ACS Ásia Oriental –
Índia Oriental da armadora.
A
HMM pagará US$ 4.900 diários a mais por afretamento de cada barco a partir do
dia 1º de janeiro de 2020, com a instalação dos scrubbers. Como o acordo
charter se estende até 2025, a companhia sul-coreana pagará um extra de US$ 9
milhões por navios.
As cinco embarcações foram construídas por encomenda da Capital Product
Partners em 2011, por US$ 53 milhões cada uma. Atualmente, elas conseguem US$
23.480 de faturamento bruto por dia. O resultado vem sendo obtido desde o
acordo de reestruturação da HMM de 15 de julho de 2016, que reduziu a tarifa de
US$ 29.350 original acordada em agosto de 2011.
Quatro meses depois da contratação dos navios, a redução do frete foi
compensada com uma quantidade igual de ações da HMM transferidas à Capital como
parte da reestruturação da dívida do armador. Esse acordo estipulava que a
tarifa de frete deveria ser restaurada a taxa bruta diária original de US$
29.350 em janeiro de 2020. E, em seguida, elevada para US$ 34.250, com os
scrubbers já instalados.
O
acordo está em linha com a política da HMM de equipar os navios com scrubbers
para cumprir com a norma IMO 2020. A companhia também planeja instalar depuradores
em todos os navios ULCS em construção. São 12 megamax de 23 mil teus, de
próxima geração, e oito unidades de 15 mil teus, ordenadas em setembro de 2018.
As novas embarcações se somarão aos de 11 mil teus, integrados no começo
deste ano e já dotados de scrubbers: Promessa HMM e HMM Blessing. Atualmente,
estas embarcações, construídas no estaleiro da Hanjin, nas Filipinas, são os
maiores porta-contêineres do mundo. Entretanto, serão eclipsadas por navios de
maior tamanho que entrarão em operação nos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário