O Porto
de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, apresentou crescimento de 16% na
movimentação de janeiro a outubro. Em um ano favorável, registrou três recordes
mensais operacionais no ano, em junho, agosto e setembro, exportou novas
cargas, como o arroz em casca e toras de madeira, e está implementando cerca de
R$ 17 milhões em investimentos em infraestrutura.
Até outubro, o complexo portuário
movimentou 4,5 milhões de toneladas, operação 16% superior à registrada no
mesmo período de 2017, quando passaram pelo porto 3,9 milhões de toneladas.
Nesse ritmo, o único porto da Região Sul Catarinense deve fechar 2018 com a
maior movimentação de sua história, com a perspectiva de alcançar os cinco
milhões de toneladas anuais.
Estados Unidos (EUA), Chile e
Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação,
China, EUA e Holanda estão entre os destinos mais frequentes. A navegação de
longo curso (importação/exportação) apresenta 14,5% de crescimento. Ainda
melhor, a cabotagem (navegação na costa brasileira) reflete o reaquecimento da
economia nacional com aumento de 16,5% nos dez primeiros meses do ano,
comparado a 2017. Quanto aos navios, já atracaram em Imbituba 241 embarcações,
12,6% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior.
A operação de coque, soja,
contêineres e sal têm se destacado no Porto de Imbituba. Entre eles, o
crescimento mais expressivo foi na movimentação de sal (+68,9%) e,
principalmente, de contêineres, que apresenta aumento de 87,5% em teus. Atendendo
sua capacidade multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio
de cargas em 2018. E maio, pela primeira vez a agroindústria de Santa Catarina
exportou o arroz em casca a granel a partir dos portos do estado. Em setembro,
a exportação inédita no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break
bulk também ocorreu a partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser operado no
complexo portuário o gado vivo (livestock), com o envio de três navios com
destino à Turquia.
A SCPar Porto de Imbituba, estatal de
Santa Catarina que administra o porto, soma investimentos na casa dos R$ 17
milhões. Destes, R$ 12,7 milhões estão sendo destinados a contratos em execução
e R$ 4,3 milhões para projetos em andamento. A lista de melhorias inclui a
dragagem de manutenção; a recuperação do cais 3; a manutenção predial, mecânica
e elétrica, preventiva, corretiva e emergencial; a reforma dos tanques de
granel líquido e a demolição de edificações ociosas.
Com os bons resultados operacionais e
financeiros que o porto tem alcançado, o diretor-presidente da SCPar, Osny
Souza Filho, prospecta um cenário positivo para 2019. “Trabalharemos para dar
continuidade ao crescimento sustentável do porto, ampliando, modernizando e
tornando mais eficiente sua estrutura, de forma a continuar atraindo novas
cargas e novas linhas de navegação e a aproveitar o reaquecimento do mercado
nacional, posicionando cada vez mais o Porto de Imbituba como agente de
desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do sul do estado”, destaca o
gestor.
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