quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Terminal fluvial Terport, de Villeta, no Paraguai, é inaugurado


          O Terminal Portuário Terport, em Villeta, no Departamento Central, Paraguai, foi inaugurado nesta quarta-feira, 31. Participaram do ato, o presidente da República, Mario Abdo Benitez e o ministro de Obras Públicas e Comunicações, Arnoldo Wiens. O complexo foi construído para movimentar contêineres utilizando a Hidrovia Paraguai-Uruguai, num investimento de US$ 40 milhões.
          Será a primeira escala na região da capital nacional, Assunção, para navios que transportam carga de importação desde os portos de transbordo em Buenos Aires, Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. As viagens levarão de 8 a 15 horas. A carga de exportação será a última escala, permitindo aos exportadores um tempo extra similar para a entrega dos produtos.
          Para Wiens, “o Paraguai está se transformando em um centro logístico em toda a região, atendendo o crescimento e os investimentos em matéria de terminais portuários, especialmente na área de Villeta.” Segundo ele, este desenvolvimento envolve recursos para o presente e o futuro para a movimentação de cargas tanto de importação como de exportação.
          O gerente geral da Terport S.A., Ricardo dos Santos, destacou que a obra vai gerar grande movimento de pessoas atendendo as gestões necessárias para cumprir as demandas das exportações e importações. Aperfeiçoará, também, o trabalho dos caminhoneiros que atuam no setor, além de outras atividades relacionadas com as operações logísticas.
          “Estimamos que o Paraguai seguirá crescendo, somos otimistas e o país, certamente, tem desafios enormes, mas igualmente apresenta grande potencial. Apostamos, por exemplo, no crescimento industrial e no investimento em todos os setores produtivos paraguaios”, apontou Santos.
          O Teport está instalado no quilômetro 1,578 da Hidrovia Paraguay-Paraná, a quatro quilômetros ao sul dos passos de Itapirú e Guyrati, uma umbicação que, segundo os executivos da empresa, permite navegação permanente e maior capacidade de carga das embarcações em situação normal do rio Paraguai. O acesso terrestre está no km 13,5 da Rota Villeta-Alberdi.
          O complexo compreende 20 hectares de Terminal Portuário e 150 hectares para a instalação de um futuro parque logístico. Conta com equipamentos com gruas tipo RTG, para a movimentação de contêineres, sistema informatizado operativo Navis N4, gruas de molhe elétricas, com 38 metros de alcance, e capacidade de operar 7 mil contêineres, área de inspeção de carga fechada e protegia, depósito para carga geral e agroquímicos.
          O ministro de Obras Públicas adiantou que serão realizados mais investimentos para dar maior competitividade ao porto recém inaugurado.”Assumimos o compromisso de viabilizar a geração destes recursos. Nos próximos dias, promoveremos licitações em Cruce Villeta, no km 40, em outro trecho, em Alberdi, até o Rio Tebicuary. Vamos fazer também uma estação de pesagem para que a rota possa durar mais tempo mantendo a qualidade de tráfego”, observou.
          Segundo o ministro, outros projetos serão implementados visando a possiblitar a navegabilidade 24 horas no Rio Paraguai. “Faremos outros importantes investimentos na região no futuro”, adiantou.
          Ao mesmo tempo, a Teport 1, de San Antonio, seguirá funcionando como terminal para carga de importações terrestres, geral não conteinerizada via fluvial, de veículos, bovinas e de fertilizantes. Além disso, ampliará suas instalações para converter-se em um centro logístico e de distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário