O Terminal Portuário Terport, em Villeta, no
Departamento Central, Paraguai, foi inaugurado nesta quarta-feira, 31.
Participaram do ato, o presidente da República, Mario Abdo Benitez e o ministro
de Obras Públicas e Comunicações, Arnoldo Wiens. O complexo foi construído para
movimentar contêineres utilizando a Hidrovia Paraguai-Uruguai, num investimento
de US$ 40 milhões.
Será a primeira escala na região da capital nacional, Assunção, para
navios que transportam carga de importação desde os portos de transbordo em
Buenos Aires, Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. As viagens levarão de 8 a 15
horas. A carga de exportação será a última escala, permitindo aos exportadores
um tempo extra similar para a entrega dos produtos.
Para Wiens, “o Paraguai está se transformando em um centro logístico em
toda a região, atendendo o crescimento e os investimentos em matéria de
terminais portuários, especialmente na área de Villeta.” Segundo ele, este
desenvolvimento envolve recursos para o presente e o futuro para a movimentação
de cargas tanto de importação como de exportação.
O
gerente geral da Terport S.A., Ricardo dos Santos, destacou que a obra vai
gerar grande movimento de pessoas atendendo as gestões necessárias para cumprir
as demandas das exportações e importações. Aperfeiçoará, também, o trabalho dos
caminhoneiros que atuam no setor, além de outras atividades relacionadas com as
operações logísticas.
“Estimamos que o Paraguai seguirá crescendo, somos otimistas e o país,
certamente, tem desafios enormes, mas igualmente apresenta grande potencial. Apostamos,
por exemplo, no crescimento industrial e no investimento em todos os setores
produtivos paraguaios”, apontou Santos.
O
Teport está instalado no quilômetro 1,578 da Hidrovia Paraguay-Paraná, a quatro
quilômetros ao sul dos passos de Itapirú e Guyrati, uma umbicação que, segundo
os executivos da empresa, permite navegação permanente e maior capacidade de
carga das embarcações em situação normal do rio Paraguai. O acesso terrestre
está no km 13,5 da Rota Villeta-Alberdi.
O
complexo compreende 20 hectares de Terminal Portuário e 150 hectares para a
instalação de um futuro parque logístico. Conta com equipamentos com gruas tipo
RTG, para a movimentação de contêineres, sistema informatizado operativo Navis
N4, gruas de molhe elétricas, com 38 metros de alcance, e capacidade de operar
7 mil contêineres, área de inspeção de carga fechada e protegia, depósito para
carga geral e agroquímicos.
O
ministro de Obras Públicas adiantou que serão realizados mais investimentos
para dar maior competitividade ao porto recém inaugurado.”Assumimos o
compromisso de viabilizar a geração destes recursos. Nos próximos dias,
promoveremos licitações em Cruce Villeta, no km 40, em outro trecho, em
Alberdi, até o Rio Tebicuary. Vamos fazer também uma estação de pesagem para
que a rota possa durar mais tempo mantendo a qualidade de tráfego”, observou.
Segundo o ministro, outros projetos serão implementados visando a
possiblitar a navegabilidade 24 horas no Rio Paraguai. “Faremos outros
importantes investimentos na região no futuro”, adiantou.
Ao mesmo tempo, a Teport 1, de San Antonio, seguirá funcionando como
terminal para carga de importações terrestres, geral não conteinerizada via
fluvial, de veículos, bovinas e de fertilizantes. Além disso, ampliará suas
instalações para converter-se em um centro logístico e de distribuição
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