sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Transporte marítimo global cairá 4% em 2020 devido à pandemia da Covid 19, revela estudo da Unctad

           O transporte marítimo global cairá 4,1% em 2020, devido à perturbação sem precedentes causada pelo impacto da Covid-19, estima a UNCTAD em seu Relatório sobre Transporte Marítimo 2020, publicado em 12 de novembro. O relatório alerta que novas ondas da pandemia que afetam as cadeias de abastecimento e as economias podem causar um declínio ainda mais acentuado. De acordo com a agência, a pandemia abalou cadeias de abastecimento, redes de transporte e portos, levando ao colapso dos volumes de carga e frustrando as perspectivas de crescimento.

          De acordo com o relatório, as perspectivas de curto prazo para o transporte marítimo são desanimadoras e nas previsões sobre o impacto a longo prazo da pandemia, bem como sobre o prazo e âmbito da reativação industrial, a incerteza domina.

          "A indústria de transporte marítimo global figura com destaque nos esforços para alcançar uma recuperação sustentável, como um facilitador vital para o bom funcionamento das cadeias de abastecimento internacionais", disse o secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi. "A indústria deve ser um ator chave na adaptação da eficiência 'just-in-time' para uma preparação logística 'just-in-case'", acrescentou Kituyi.

          A UNCTAD estima que o crescimento do comércio marítimo retornará a território positivo e crescerá 4,8% em 2021, pressupondo-se que o desempenho da economia mundial se recupere. No entanto, isso destaca a necessidade do setor de transporte marítimo apoiar a mudança e se preparar para um mundo pós-Covid-19, em última análise diferente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário