quarta-feira, 11 de novembro de 2020

SDAERGS participa de reunião com autoridades e empresários para debater déficit de fiscais agropecuários em Uruguaiana


 

 

               A diretoria do SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) participou de reunião por vídeo conferência na manhã desta terça-feira, 10, com o deputado estadual Frederico Antunes, o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Covatti Filho,  e a superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no Estado, Helena Pan Rugeri, para debater o déficit de auditores fiscais e fiscais agropecuários federais que atuam na fiscalização e na inspeção dos produtos agropecuários que passam pela ponte internacional que une o Brasil e a Argentina. “o problema foi agravados nos últimos meses com o crescimento das exportações e importações e também pelo afastamento de servidores devido à Covid-19”, afirmou o parlamentar, que preside a Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa gaúcha.

                A expansão no trânsito de cargas que cruzaram a ponte e precisam da interveniência do Mapa em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi de 65% nas importações e de 35% nas exportações, de acordo com números oficiais, revelados pela assessoria do SDAERGS. A superintendente do Mapa admitiu que a  situação é muito preocupante.  “Não temos estrutura que suporte esse aumento da demanda e não há indicativos de que o número de funcionários possa ser acrescido”, lamentou ela. O chefe da unidade do Mapa em Uruguaiana, Diego Milano, disse que estão sendo feitas tentativas de minimizar os gargalos logísticos. “Mas não temos como melhorar este quadro, com as condições de que dispomos”, enfatizou.

                O secretário Covatti Filho pediu “a união e mobilização de todos os segmentos envolvidos visando a sensibilizar a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, para a gravidade da situação e para que seja encontrada uma solução” . Sugeriu que funcionários da Secretária da Agricultura do Estado poderiam ser emprestados para auxiliar os órgãos federais. A ideia, contudo, foi considerada impraticável por Helena Rugeri, pelas características especificas das  funções desempenhadas pelos técnicos, que não teriam como serem delegadas. O secretário também se comprometeu a agendar reunião com a ministra Cristina para a próxima semana a fim de “discutir a situação e obter apoio através de ações do governo federal.”

                O deputado Frederico Antunes destacou que deveriam ser examinadas igualmente questões envolvendo  as demandas relativas ao Porto Seco de Uruguaiana. “Só em 2019, as operações que passaram pelo terminal somaram o valor de US$ 7,4 bilhões.” O parlamentar, que também é líder do governo no Legislativo, relatou que o governador Eduardo Leite manifestou preocupação com a situação e que o executivo participará de todas “as ações necessárias para reverter o problema.”

               A diretoria do SDAERGS,  representada por José Kralik, ressaltou   que “o Sindicato quer somar para a busca de um entendimento que solucione o problema.” Observou que “a entidade atua como auxiliar da administração pública, representando os importadores e exportadores” e frisou “a importância de se encontrar uma solução num ponto tão importante da fronteira brasileira, como Uruguaiana.” O dirigente destacou o bom relacionamento com os mais diversos setores dos executivos Estadual e Federal. “Sempre tivemos nossas demandas recebidas e examinadas pelos técnicos, executivos e autoridades governamentais.

                Participaram da reunião, também, o vice-presidente e a diretora secretária do SDAERGS, respectivamente,Marcelo Clark e Alessandra do Amaral, a coordenadora substituta do Vigiagro no RS, Lúcia Leão , os conselheiros do Sindicato, Dani Fanti, André Michels e Claudio Rodrigues. Ainda, o delegado regional do SDAERGS e membro da Feaduaneiros, Fábio Ciocca, a diretora executiva da ABTI (Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais), Gladys Vinci, e a secretária do Desenvolvimento de Uruguaiana, Luciana Reis.                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário