segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Pacote de obras no Porto do Itaqui, no Maranhão, ganha reforço com batimetria e dragagem de manutenção de berços

          O pacote de obras de melhorias da infraestrutura do Porto do Itaqui ganhou reforço na última semana com os serviços de monitoramento da profundidade (batimetria) e dragagem de manutenção nos berços 100 a 104. De forma simultânea foi realizado também o monitoramento ambiental de todo o processo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão. As obras incluem ainda a recuperação estrutural dos berços, pavimentação de vias de acesso e manutenção das defensas e dos sistemas elétrico e de combate a incêndio.

        A manutenção dos berços foi realizada em 48 horas de serviços: enquanto a dragagem retira do fundo do mar sedimentos que vão se acumulando em razão de fatores naturais, como o assoreamento, a batimetria faz o acompanhamento da profundidade dos berços e canal interno por meio de equipamentos de ultrassom.

           Trata-se de um serviço necessário, contínuo e obrigatório a todos os portos, exigido por lei para garantir a segurança da navegação e manter condições originalmente licenciadas e/ou validadas junto à Autoridade Marítima, que homologa os resultados finais.

          “Esse serviço é necessário por contribuir para manter o nosso diferencial competitivo e mais importante para garantir a segurança da navegação”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

           Em agosto foram iniciadas as operações do Novo Tegram, que aumenta a capacidade de escoamento total do Itaqui para 20 milhões de toneladas/ano. E está em fase de comissionamento (testes) a nova estrutura do terminal da COPI, que elevará a capacidade de movimentação de fertilizantes para 3,5 milhões de toneladas anuais. O aumento constante de movimentação e a atração de novos negócios passa também pela manutenção da infraestrutura portuária, eixo estratégico de ação da EMAP.


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