terça-feira, 3 de novembro de 2020

Pandemia da Covid-19 faz surgir um novo normal nas operações portuárias


          A pandemia da Covid-19, com surtos e quarentenas intermitentes em todo o mundo, faz a indústria portuária se esforçar para definir o que é exatamente o 'novo normal': uma combinação de ajuste diante da queda da demanda, reajuste das projeções de crescimento , repensar os investimentos, um avanço forçado na digitalização e automação.

          Durante o primeiro dia da TOC Américas Virtual Expo, a MundoMaritimo, media partner exclusivo da conferência, participou dos debates na sessão “Operações Portuárias: A nova normalidade”, onde especialistas dos portos mais importantes do Norte e o sul do continente americano analisou o contexto atual e como eles vêm se adaptando às mudanças que o COVID trouxe consigo.

          Entre todas as realidades, há um denominador comum: COVID e a ruptura que causou. Noel Hacegaba, diretor Executivo Adjunto e COO do Porto de Long Beach, Califórnia, falou como tem sido as atividades no segundo porto mais importante da costa oeste dos Estados Unidos.          

          “Situações como uma pandemia são necessárias para realmente colocar em perspectiva o que significam os portos. À medida que o coronavírus avançava nos Estados Unidos, víamos a queda da demanda”, diz o executivo.

          Ele explica que o porto criou uma força-tarefa para recuperação de negócios, coletando e relatando informações críticas de negócios, antecipando e assumindo o controle de questões operacionais, envolvendo e mobilizando parceiros da cadeia de logística, processando contêineres mais rapidamente com suprimentos COVID-19 e portos de apoio, movimentação de mercadorias e intercâmbio comercial.

          O foco da apresentação de Andrés Repetto, COO do Terminal Pacifico Sur Valparaíso, foi sobre os trabalhadores envolvidos na cadeia logística do porto e qual foi o impacto inicial, a operação com o COVID-19 e a incerteza e o que mantém o porto ativo.

           “As pessoas vêm em primeiro lugar e, se não nos concentrarmos nisso, não seremos capazes de seguir em frente. Temos o orgulho de dizer que na TPS temos uma relação de 'família' com nossos funcionários, juntamente com o fato de que tivemos um impacto quase zero na produtividade durante o pandemia ", disse o executivo do TPS,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário