sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Terminal de contêineres MultiRio recebe nova grua STC comprada do fabricante chinês ZPMC

 

          A ZPMC, maior fabricante mundial de equipamentos portuários, entregou mais um guindaste de contêineres no porto do Rio de Janeiro. O guindaste STS foi fornecido para a instalação de contêineres MultiRio da operadora brasileira Multiterminais. Transportado de Xangai para o Rio a bordo do navio de carga pesada "ZHEN HUA 23", o novo guindaste foi enviado ao Brasil totalmente montado em uma única peça, relata a Alphaliner.

          A MultiRio, também conhecida como Terminal de Contêineres Rio 2, terá, assim, cinco pórticos STS, além dos atuais três guindastes móveis.De acordo com a operadora do terminal, o novo equipamento foi projetado para atender os maiores navios que fazem escala na costa leste da América do Sul, bem como a próxima geração de navios.O guindaste tem capacidade para 65 toneladas e pode içar contêineres de 49 metros de altura em um alcance horizontal de 67 metros.

          A MultiRio ocupa uma área de 25,1 hectares no porto do Rio de Janeiro e tem capacidade estática de 29.000 TEUs no pátio e uma capacidade projetada de movimentação de 1,00 MTEUs por ano. A doca de 800 metros da MultiRio pode acomodar dois grandes navios da linha principal simultaneamente. O terminal MultiRio é uma das duas instalações dedicadas a contêineres no Rio de Janeiro, unindo-se ao vizinho Terminal de Contêineres Rio 1.

          Operado originalmente pelo Grupo Libra, o Terminal 1 foi adquirido pela ICTSI. Desde então, é comercializado como ICTSI Río Brasil 1. Em termos de tamanho, ICTSI Río Brasil 1 é comparável ao terminal MultiRio com um cais um pouco mais curto e quatro guindastes STS.

          Além da ICTSI Rio Brasil 1 e da MultiRio, há um terceiro terminal na região do grande Rio de Janeiro: Operado pela siderúrgica Companhia Siderúrgica Nacional, este terceiro terminal está localizado a 50 km a oeste do Rio, em Sepetiba, e opera sob o nome do Tecon Sepetiba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário