segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Porto de Santos bate recorde na movimentação de contêineres para o mês de outubro atingindo quase 384 mil teus


 

          O Porto de Santos bateu recorde para o mês de outubro na movimentação de contêineres, atingindo 383.933 TEUs, o que representa um aumento de 0,2% em relação ao recorde anterior alcançado no mesmo mês de 2019. A marca consolidou a tendência de contêineres, que oscilou negativamente em meados do ano, revertendo a queda em setembro. Em tonelagem, a carga conteinerizada também bateu recorde para o mês, com 4,3 milhões de toneladas.

          Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos (SPA), Fernando Biral, o bom desempenho reflete o início da recuperação econômica, já que os contêineres movimentam as cargas de maior valor agregado. “A movimentação de contêineres foi muito afetada pela pandemia, com redução do número de viagens de navios e menor produção industrial, mas os números apontam para recuperação da demanda no Brasil e no mundo”, diz Biral.

          A movimentação acumulada no ano foi de 122,5 milhões de toneladas, crescimento anual de 8,7% e recorde no período de dez meses. O resultado foi impulsionado pelas exportações, que alcançaram 90,4 milhões de toneladas, um aumento de 13,3%. Já as importações registraram 32,2 milhões de toneladas, o que representou uma redução de 2,5%.

          Os embarques de soja e açúcar se destacaram como os dois embarques mais ativos do complexo portuário, com 21,1 milhões de toneladas e 20,1 milhões de toneladas, com acréscimos de 19,9% e 68,1%, respectivamente.

          A celulose também apresentou bom desempenho, com 4,7 milhões de toneladas e aumento de 16%; farelo de soja a granel, com 5,8 milhões de toneladas e aumento de 15%; e óleo combustível, com 1,8 milhão de toneladas e aumento de 72,9%.

          No período, o Porto manteve a liderança na cadeia comercial brasileira, representando a movimentação do equivalente a 28,4% do total.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário