quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Governo da Colômbia anuncia Plano Diretor Ferroviário que visa reativar malha férrrea do país

 

          O Governo da Colômbia anunciou o Plano Diretor Ferroviário que visa reativar trens e ferrovias nas regiões do país, fortalecer a conectividade, fortalecer a economia e gerar empregos nos territórios. O lançamento, liderado pelo presidente Iván Duque e pela vice-presidente Marta Lucía Ramírez, aconteceu na emblemática estação Eduardo Briceño, no município de Sopó.

          Com o Plano Diretor da Ferrovia a meta de mais que dobrar a quilometragem dessa malha com operação comercial, de 420 km para 1077 km. Isso está em sintonia com o “Plano Nacional de Desenvolvimento”, que estabelece a reativação do modal ferroviário como uma das 20 metas que transformarão o país.

          Marta Ramírez destacou que a volta de trens e ferrovias vai garantir maior sustentabilidade, acrescentando que, nos últimos 18 meses, o transporte ferroviário teve um aumento significativo na carga transportada, com produtos como o café. “É muito satisfatório ver que já transportamos 180.000 toneladas, tanto na rota Bogotá-Belencito, como de La Dorada a Chiriguaná. Isso tem sido possível graças às empresas, mas, sobretudo, a uma gestão muito eficaz da Procolombia e do Ministério de Transporte ", disse ele.

          Também destacou que "no próximo ano a Agência Nacional de Infraestruturas (ANI) vai promover três projetos fundamentais, que nos mostram a complementaridade: por um lado, o Troncal del Magdalena; por outro, o Canal do Dique e a navegabilidade do rio Magdalena; em terceiro lugar, a reabilitação ferroviária de Bogotá-Belencito e La Dorada-Chiriguaná. Essa complementaridade e esse enorme compromisso com a sustentabilidade, garante que teremos mais geração de carga, menores custos de logística e transporte para nossos empresários e , sobretudo, que se desenvolvam alguns nós, o que permitirá, em todas as regiões, ter novas opções de desenvolvimento e emprego ”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário