sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Companhias de navegação priorizam aumento da capacidade no comércio Ásia-América do Norte


 

          Nos últimos meses, as principais companhias marítimas priorizaram o aumento da capacidade no comércio Ásia-América do Norte. Os parceiros da 2M, Maersk e MSC, até mudaram sua capacidade entre a Europa e a Ásia para o Transpacífico, onde agora oferecem 32,3% mais espaços para contêineres do que em novembro do ano passado, relata a Alphaliner.

          A capacidade disponível na rota Ásia - América permanece em um máximo histórico com uma capacidade nominal média semanal de 526.352 TEUs em 1º de novembro, o que representa um aumento de 16,7% em relação a 2019. A capacidade nominal média semanal entre a Ásia e a Europa era de 392.349 TEUs, ainda 0,4% menos do que há um ano.

          A pandemia COVID-19, que teve um efeito negativo significativo sobre a demanda de carga, forçou as companhias marítimas a pular as travessias e até suspender temporariamente todos os serviços. A capacidade semanal disponível atingiu seu ponto mais baixo há seis meses, em maio, quando era de 396.494 TEUs no Transpacífico (-12,1% em relação a novembro de 2019) e em 339.871 TEUs para a rota Ásia - Europa (- 13,7%).

          Embora as medidas de racionalização nas duas rotas Leste-Oeste tenham sido semelhantes logo após o surto da pandemia COVID-19, a reintrodução da capacidade em resposta à recuperação da demanda de carga varia significativamente. Atualmente, a capacidade disponível no Transpacífico é 32,7% maior em relação a maio, enquanto o aumento na capacidade na Ásia - Europa foi de apenas 15,4% nos últimos seis meses.

          A rota Trans-Pacífico é a mais lucrativa das duas. Apesar dos recentes aumentos nas taxas à vista Ásia-Europa, o transporte de um contêiner de 40 pés de Xangai para Los Angeles ou Long Beach gerará receitas de US $ 3.913 (taxa média SCFI Spot em 20 de novembro), enquanto a tarifa média é de apenas US $ 3.288 para uma viagem na rota Xangai - Norte da Europa, que é o dobro.

 

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