quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Furacão atinge Nicarágua, avança para outros países e leva autoridades a suspender travessia no Canal do Panamá


           Com ventos de até 240 quilômetros por hora, o furacão Eta atingiu o nordeste da Nicarágua nesta terça-feira,3, e ameaça atingir Honduras e outros países da América Central e do Caribe, causando catástrofes e inundações. A previsão é de que o vento e a chuva causados ​​pelo Eta também afetem áreas da Guatemala, Belize, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Jamaica, sudeste do México, sul do Haiti e Ilhas Cayman.

          A onda de tempestade é considerada o maior perigo, pois estima-se que o nível do mar pode subir até 5,4 metros na área sob alerta de furacão e até 3 metros na área mais próxima de Honduras. O Eta se tornou um furacão de categoria 4 na segunda-feira.

          O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) advertiu que pode causar fortes ondas de tempestades e ventos, enchentes e deslizamentos de terra que representam perigos mortais para os habitantes da área.

          Ventos com a força de uma tempestade tropical já atingiam o arquipélago Niracagüense de Miskitos Keys, uma ilha localizada no litoral nordeste da costa caribenha da Nicarágua, na tarde desta segunda-feira.

          Os alertas de tempestade tropical também foram emitidos para a costa nordeste de Honduras, de Punta Patuca à fronteira com a Nicarágua. El Salvador também aumentou seus níveis de alarme e começou a implementar planos de proteção civil.

          No entanto, a Comissão Executiva Portuária Autónoma (CEPA) do referido país, informou que para já os voos comerciais continuam a evoluir de acordo com os horários marcados para este dia, mas que “se houver mudanças nas rajadas de vento, poderá ser considerada a suspensão das mesmas.

          " Entretanto, as autoridades governamentais anunciaram a “suspensão de qualquer saída de todas as embarcações artesanais e industriais, bem como das actividades de pesca, recreio e transporte marítimo”.

          Por sua vez, a Autoridade Marítima do Panamá informou que, a fim de salvaguardar a segurança da navegação, proteger a vida humana no mar e prevenir a poluição do meio marinho, ordenou a suspensão da navegação nas próximas 24 horas, para a partir das 10h do dia 3 de novembro, até às 10h00 de hoje, 4 de novembro de 2020, para barcos menores e iates de recreio.

          A agência adiantou que o corpo técnico da instituição continua a acompanhar e monitorizar constantemente as condições marítimas e os relatórios de Hidrometeorologia da Empresa de Transmissão de Energia Elétrica S.A. (ETESA),

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário