A mudança em direção a uma possível vacina Covid-19 está chamando a atenção do mundo para a logística de sua mudança para quando ela estiver disponível. Mas o que a mídia e a população em geral encontrarão ao olhar para os setores encarregados de engraxar a economia mundial ao transportar mercadorias e peças para lugares distantes?
De acordo com Drewry, eles podem ter uma concussão. O estado atual do mercado de contêineres é de disfunção, beirando o caos. As cadeias de suprimentos estão sob pressão quase total devido à volatilidade sem precedentes das oscilações na demanda, como evidenciado pelos muitos avisos de congestionamento portuário que apareceram em todos os continentes, de Sydney (foto) a Felixstowe e muitos lugares. intermediário.
O setor deve ser elogiado por lidar com o aumento inesperado na demanda tão bem quanto tem feito, mas a compensação tem sido tempos mais longos e taxas de frete inflacionadas maciçamente enquanto todos lutam para adquirir os poucos navios porta-contêineres disponíveis. , que se tornaram uma mercadoria preciosa.
Não é de se admirar que a cadeia de suprimentos do lado do oceano tenha se deteriorado, pois simplesmente não foi projetada para lidar com os eventos do "Cisne Negro", como o que todos estamos observando. O excesso de capacidade (seja de navios ou contêineres), será punido com preços mais baixos. As linhas, portanto, estão sempre atentas para sincronizar a oferta e a demanda da melhor forma possível, mas não se atrevem a arriscar uma estratégia para enfrentar cenários altamente improváveis (mas não impossíveis).
Investir em ativos caros, como navios, sempre será uma aposta, porque os armadores não sabem com antecedência as condições em que esses ativos irão operar. Espera-se que haja mais anos bons do que ruins ao longo do ciclo de vida de mais de 20 anos, mas cada novo influxo tem o potencial de desestabilizar o mercado, de uma forma ou de outra. Também é cumulativo, de forma que uma série de julgamentos errôneos agrava a situação de excesso ou escassez de oferta.
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