sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Mercado de contêineres sofre oscilação sem precedentes na demanda devido à pandemia da Covid 19


 

          A mudança em direção a uma possível vacina Covid-19 está chamando a atenção do mundo para a logística de sua mudança para quando ela estiver disponível. Mas o que a mídia e a população em geral encontrarão ao olhar para os setores encarregados de engraxar a economia mundial ao transportar mercadorias e peças para lugares distantes?

          De acordo com Drewry, eles podem ter uma concussão. O estado atual do mercado de contêineres é de disfunção, beirando o caos. As cadeias de suprimentos estão sob pressão quase total devido à volatilidade sem precedentes das oscilações na demanda, como evidenciado pelos muitos avisos de congestionamento portuário que apareceram em todos os continentes, de Sydney (foto) a Felixstowe e muitos lugares. intermediário.

          O setor deve ser elogiado por lidar com o aumento inesperado na demanda tão bem quanto tem feito, mas a compensação tem sido tempos mais longos e taxas de frete inflacionadas maciçamente enquanto todos lutam para adquirir os poucos navios porta-contêineres disponíveis. , que se tornaram uma mercadoria preciosa.

          Não é de se admirar que a cadeia de suprimentos do lado do oceano tenha se deteriorado, pois simplesmente não foi projetada para lidar com os eventos do "Cisne Negro", como o que todos estamos observando. O excesso de capacidade (seja de navios ou contêineres), será punido com preços mais baixos. As linhas, portanto, estão sempre atentas para sincronizar a oferta e a demanda da melhor forma possível, mas não se atrevem a arriscar uma estratégia para enfrentar cenários altamente improváveis ​​(mas não impossíveis).

          Investir em ativos caros, como navios, sempre será uma aposta, porque os armadores não sabem com antecedência as condições em que esses ativos irão operar. Espera-se que haja mais anos bons do que ruins ao longo do ciclo de vida de mais de 20 anos, mas cada novo influxo tem o potencial de desestabilizar o mercado, de uma forma ou de outra. Também é cumulativo, de forma que uma série de julgamentos errôneos agrava a situação de excesso ou escassez de oferta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário