segunda-feira, 23 de novembro de 2020

América Latina alcança níveis pré-pandemia na produção de aço, com destaque para Brasil, México e Peru

          A Associação Latino-Americana do Siderurgia (Alacero) anunciou que os números da recuperação econômica dos países latino-americanos têm sido muito variados, mas destacou como comum a resiliência dos setores consumidores de aço que, sendo um material essencial é um de seus motores de crescimento. Nesse contexto, a produção de aço atingiu níveis pré-pandêmicos acompanhando uma forte recuperação do consumo em todos os setores, como construção civil e automotivo, principalmente na Argentina e no México.

          Embora o resultado da produção de aço bruto em setembro, de 4.686 milhões de toneladas (Mt), represente uma queda de 2,5% em relação a agosto, o recuo foi de apenas 0,2% em relação ao registrado no mesmo mês de 2019. Nesse período, a produção de altos-fornos diminuiu 7,1% para 2.408 Mt em relação a agosto, enquanto a produção de fornos elétricos atingiu 2.278 Mt, um total 2,9% superior.

          Em relação aos laminados, a produção de setembro atingiu alta de 4,6% em relação ao resultado de agosto, em grande parte devido ao desempenho positivo no Brasil, México e Peru. O avanço, no entanto, não foi suficiente para conter o recuo ano-a-ano de 6,5%. A produção de tubos sem costura cresceu 7,3%, seguida por um aumento de 6,7% em planos e 2,8% em longos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário