quarta-feira, 24 de abril de 2019

Sindicatos de caminhoneiros formalizam acordo com o governo para denunciarem embarcadores


            Lideranças dos sindicatos de caminhoneiros de todo o País formalizaram nesta terça-feira (23), em Brasília, o acordo que haviam feito com o governo federal na véspera. Segundo o presidente do Sindicam de Londrina, Carlos Roberto Dellarosa, os encontros são realizados no Ministério da Infraestrutura.
           Um dos principais pontos do acordo é que os caminhoneiros vão ajudar a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a fiscalizarem a lei 13.703, que instituiu os pisos mínimos de frete. “Estamos discutindo a parte burocrática desse convênio”, afirma Dellarosa. A proposta é que as entidades denunciem à agência os embarcadores que descumprem a tabele de frete.
           De acordo com o presidente do Sindicam, as denúncias, sendo feitas em bloco, protegem os motoristas que têm medo de serem retaliados pelos contratantes. Dellarosa diz que outra parte do acordo é que os caminhoneiros que trabalharem com frete abaixo dos pisos mínimos fiquem livres das multas de R$ 150 também previstas na lei. Os caminhoneiros ainda negociam com o governo a transferência do custo do diesel para a tabela do frete, proposta esta que está sendo formatada.
          O ministro das Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas acredita nas negociações com os caminhoneiros para evitar a greve que haviam convocado para o dia 29 de abril. “Estamos com uma agenda sólida, que está sendo construída com base numa conversa e nos pleitos dos caminhoneiros”, diz Freitas.
          “Eu acho que nós conseguimos administrar essa condição de momento e não deve haver paralisação de caminhoneiros neste momento. A representação dos caminhoneiros está conseguindo conversar com o governo”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário