O grupo Navios South American Logistics, da Argentina,
pediu o licenciamento ambiental para a instalação de um porto multimodal para
grãos e líquidos em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, um investimento
de R$ 110 milhões e com expectativa de início de operações já em dezembro de
2020. Os detalhes do projeto foram apresentados em reunião com o secretário
Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura
Familiar de Mato Grosso do Sul).
A intenção do investimento é atender
a demanda de transporte de produtos por meio do Rio Paraguai. Porto Murtinho já
abriga uma estrutura portuária concentrada na exportação de grãos. A estrutura
deverá contar com quatro tanques de 15 mil metros cúbicos, permitindo
importações de derivados de petróleo e o atendimento a demandas de refinarias
locais e de outros insumos.
O projeto ainda prevê capacidade para
80 mil toneladas de grãos, em três silos e um armazém, sistema de carga e
descarga simultâneas e posições independentes para receber até três barcaças de
uma só vez. A intenção é agilizar o transbordo e reduzir a demora na
movimentação de cargas e o tempo de trânsito na hidrovia Paraná-Paraguai.
“Estamos entusiasmados com a
perspectiva de logística e negócios com esse porto”, declarou o
diretor-executivo do grupo argentino, Cláudio Lopez, após a reunião com
Verruck. “É uma região de potencial crescimento em infraestrutura e comércio, e
acreditamos que reduzindo custos e acrescentando eficiências na cadeia de
logística melhoraremos o poder da produção de Mato Grosso do Sul, além de gerar
empregos”.
Verruck considerou que o interesse da
Navios Logístics consolida o plano estratégico focado nas hidrovias, como meio
de reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade da produção local
no exterior, previstos no Proeip (Programa de Estímulo à Exportação ou
Importação). O investimento, destacou, ocorrerá em paralelo com “um projeto
ainda maior, com a consolidação da rota bioceânica, que também passará pela
mesma região”.
Os dois projetos têm Porto Murtinho
como ponto de entrada e saída no Estado. No caso da rota, foi confirmado
investimento próximo a US$ 75 milhões na construção de uma ponte a cerca de dez
quilômetros da cidade, para a travessia a Carmelo Peralta e, de lá, rumo aos
portos de Antofagasta e Iquique, no Chile. O governo paraguaio também planeja
uma segunda ponte a 50 km ao sul da zona urbana, no valor de R$ 25 milhões, com
ligação a Puerto Vallemy.
Com o novo investimento e a crescente
nas exportações de grãos pela hidrovia, Verruck avalia que “Murtinho se tornará
a nova Paranaguá de Mato Grosso do Sul, concentrando o maior volume de
exportações e importações de grãos, insumos e líquidos pelo Rio Paraguai”.
A Navios Logistics existe desde 1955,
atendendo a necessidades de armazenamento e transporte marítimo via portos,
barcaças e cabotagem costeira, com foco no sistema hidroviário ao longo do
leste da América do Sul. Atualmente, o grupo já atua no transporte de minérios
em Corumbá e detém um porto em Nueva Palmira, no Uruguai, na confluência dos
Rios Paraná e Uruguai –com o qual será feita conexão com Porto Murtinho e
destinará os produtos à Europa e Ásia– e em San Antônio, no Paraguai.
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