sexta-feira, 26 de abril de 2019

Porto de Recife recebe milho importado da Argentina destinado à avicultura e fábricas de ração

          O navio de bandeira brasileira "Norsul Crateus" atraca neste sábado (27), no Porto de Recife, com 32,5 mil toneladas de milho. O grão, que normalmente  é produzido no Centro-Oeste e em alguns estados do Nordeste do país, e chega a Pernambuco por via rodoviária, este ano será importado da Argentina. O milho do país vizinho será destinado à avicultura e às fábricas de ração de Pernambuco e da Paraíba.
           A embarcação será a primeira de um acordo firmado entre a Porto do Recife S.A. e um pool de três empresas, sendo duas de Pernambuco (Mauricéa Alimentos e Notaro Alimentos) e uma da Paraíba (Guaraves Alimentos), para importar, através do ancoradouro, cerca de 200 mil toneladas de milho.
          “No ano passado movimentamos 59,94 mil toneladas de milho. Fomos procurados pelos avicultores em fevereiro deste ano com a proposta de importação. A negociação avançou e o primeiro navio vindo de Ramallo, na Argentina, já atraca amanhã. A programação é que chegue um navio como esse volume (32,5 mil toneladas) a cada 60 dias”, disse o presidente do Porto do Recife, Carlos do Rêgo Vilar.
          O navio deve passar seis dias atracados no ancoradouro, descarregando o produto.
No Nordeste o milho é produzido na Bahia, Piauí, Maranhão e Sergipe e as safras destes estados representam 85% do milho que abastece o setor avícola em Pernambuco. “São três os principais fatores que nos levam a importar o milho: baixa produção nos estados produtores do Nordeste; o aumento no preço do grão no período da entressafra e a dificuldade de transporte rodoviário que temos no início da safra”, explica Marcondes Farias, dono da  Mauricéa Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário