quinta-feira, 4 de abril de 2019

Governo do Paraná fará projeto executivo para obra em via de acesso no Porto de Paranaguá


          O governador paranaense, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta quarta-feira (3) a contratação do projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação de capacidade da Avenida Ayrton Senna da Silva, um dos principais acessos ao Porto de Paranaguá. Segundo ele, a revitalização da via é fundamental para aumentar a capacidade de escoamento das exportações do Estado.
          A licitação acontecerá nos próximos dias e o projeto deve estar concluído em oito meses. “A revitalização do trecho é fundamental para a logística estadual, uma vez que a Avenida Ayrton Senna representa um funil de toda a produção estadual”, afirmou o governador.
          “O Porto de Paranaguá olhava muito para o mar e pouco para as cidades, queremos um caminho inverso. Ele tem que ser o que a Itaipu é para o Oeste do Paraná, ajudar no desenvolvimento do Litoral”, enfatizou. “A gente quer ganhar tempo para que a falta de investimento das últimas décadas possa ser revista rapidamente para honrar tudo aquilo que o Litoral já fez pelo Estado”.
           A responsabilidade pela avenida é do Governo Federal, mas a importância do trecho para o desenvolvimento da região fez com que a administração dos Portos do Paraná assumisse a incumbência pelo projeto, que nunca foi realizado.
           O projeto executivo vai prever a modernização viária, aumento das capacidades de tráfego e acessibilidade, além de ciclovia e iluminação de oito quilômetros de extensão no trecho entre o entroncamento com a BR-277 e o Porto de Paranaguá. O custo máximo para elaboração é de R$ 3,3 milhões.
           O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a obra é aguardada há décadas pela população e pelo Porto de Paranaguá, e significa uma mudança de postura de médio e longo prazos. “Estamos falando do município. O Porto é responsável pelas suas circunstâncias. Temos um compromisso com o Litoral”, afirmou.
           Segundo o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o projeto executivo deve conter oito subgrupos que futuramente podem ser executados em diferentes estágios. Ele também destacou a importância da Avenida Ayrton Senna para o desenvolvimento das operações do Porto de Paranaguá e da comunidade local.
           “É uma via importante para a operação portuária e para os moradores locais. Queremos melhorar nossa relação com a comunidade, fazer com que os Portos do Paraná sejam indutores de desenvolvimento e que passem a investir em obras que melhorem a qualidade de vida de quem mora aqui”, explicou.
           Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, o projeto marca uma aliança inédita entre município, Estado e a administração dos Portos do Paraná. “Temos cinco mil caminhões que entram todos os dias na cidade em direção aos terminais portuários. É a primeira vez que estamos vendo o Porto e o Governo investirem juntos na infraestrutura da nossa cidade”, disse ele. “É uma via que precisa de restauração, tem trechos esburacados, iluminação deficitária, sem passagem de nível. A revitalização resolve um gargalo histórico”.
           Juarez Moraes e Silva, presidente do Terminal de Contêineres do Paraná (TCP), disse que a liberação desses recursos atende também a uma reivindicação dos empresários que trabalham no desenvolvimento econômico do Estado. “O projeto pensa Paranaguá como um corredor portuário que não conflita com a cidade, para que ambos funcionem de maneira independente. A união do público e do privado vai fazer do Porto de Paranaguá referência em todo País”, completou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário