A Latam
Airlines Brasil e a Gol anunciaram nesta quarta-feira (3) que vão concorrer na
disputa por ativos da Avianca Brasil, que está em processo de recuperação
judicial. As duas empresas disseram que vão fazer uma oferta, cada uma, por
pelo menos uma Unidade Produtiva Isolada (UPI) da Avianca. Quarta maior empresa
aérea do Brasil, a Avianca está, desde dezembro, em recuperação judicial, com
dívidas de cerca de R$ 500 milhões.
Com o anúncio, as duas empresas
aéreas se colocam ao lado da Azul na disputa por ativos da empresa. As duas
empresas mostraram interesse em participar da compra de ativos por meio da compra
de Unidade Produtiva Isolada (UPI). O mecanismo é previsto na Lei de Falências
e Recuperações Judiciais para venda de ativos rentáveis de companhias que
enfrentam problemas financeiros. Pela proposta de recuperação judicial, a
Avianca seria desmembrada e uma parte da empresa constituída por meio de UPI,
que poderia ser comprada pelas concorrentes.
Pela proposta, a Avianca será
dividida em sete UPI's, que devem ser leiloadas no âmbito do processo de
recuperação judicial, das quais seis deverão conter os direitos de uso dos
horários de pouso e decolagem de voos atualmente detidos pela empresa nos
aeroportos de Congonhas, Guarulhos (ambos em SP) e Santos Dumont (RJ), bem como
certificados de operador aéreo (“UPIs Aéreas”); e uma UPI deverá deter os
ativos relacionados ao programa de milhagem Amiga.
A Gol se comprometeu a apresentar uma
oferta de, no mínimo, US$70,0 milhões por uma das UPIs Aéreas e disse que, caso
adquira qualquer unidade da Avianca, vai oferecer oportunidades de contratação
aos empregados da companhia que tenham funções na respectiva UPI com novos
contratos de trabalho.
A empresa se comprometeu também em
realizar empréstimos pós-concursais à Avianca, em acordos firmados com um de
seus maiores credores, a Elliott , formada pela Elliott Associates LP, a
Elliott International LP e a Manchester Securities Corporation. Os valores de
US$5 milhões e US$3 milhões, seriam pagos nos dias 9 e 16 de abril de 2019,
respectivamente, após procedimentos de auditoria.
A Gol disse ainda que vai comprar da
Elliott US$5 milhões em financiamentos pós-concursais entre os dias 2 e 5 de
abril de 2019. Esses financiamentos poderão ser compensados com desconto no
preço eventualmente pago pela Gol para a aquisição de qualquer UPI no leilão. A
Gol concordou também em conceder um adiantamento para a Elliott no valor de
US$35 milhões, em quatro parcelas mensais.
A Latam disse que se comprometeu em
fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos US$13 milhões para
financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das
operações. Assim como a Gol, a empresa também concordou em apresentar uma
oferta no próximo leilão para pelo menos uma UPI, no valor mínimo de US$
70 milhões.
No início de março, a Azul informou que assinou uma
proposta
de aquisição de
ativos da Avianca Brasil, que incluem aviões e slots. A aquisição soma o montante
de U$ 105 milhões. De acordo com comunicado divulgado pela empresa, a aquisição
envolve o direito de a Azul usar 30 aeronaves Airbus 320 da frota da Avianca
Brasil. Além disso, a Azul deve ficar com 70 slots de aeroportos hoje ocupados
pela Avianca. A aquisição também será por meio de uma UPI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário