quarta-feira, 10 de abril de 2019

Chanceler demite segundo presidente da Apex em três meses de governo Bolsonaro


          O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, exonerou nesta terça-feira, 9, o embaixador Mario Vilalva do cargo de presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ele foi o segundo demitido do posto em menos de três meses de governo Bolsonaro. Antes, Alex Carneiro comandou o órgão por apenas dez dias em janeiro.
          O embaixador entrou em rota de colisão com o chanceler e diretores da agência.. “Comecei a receber pressão do próprio ministro”, denunciou Vilalva. Os diretores da Apex são próximos da família Bolsonaro e do PSL, o partido do governo. Nos últimos meses, houve conflitos entre o embaixador e alguns dos assessores da agência e trocas de acusações vieram à tona. 
          O Ministério das Relações Exteriores confirmou, por meio de nota, a saída do diplomata. Segundo a pasta, está em curso um processo de transformação do órgão.“Como parte do processo de dinamização e modernização do sistema de promoção comercial brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, anuncia a exoneração do Embaixador Mário Vilalva da presidência da Apex.”
          Diplomata de carreira, Vilalva serviu em vários postos no exterior e também ocupou diversas posições no Brasil. No exterior, atuou nas Embaixadas do Brasil em Washington (EUA), Roma (Itália), Santiago (Chile), Lisboa (Portugal) e Berlim (Alemanha), entre outros.
          Vilalva se especializou na chamada diplomacia econômica. Ele foi nomeado em 9 janeiro quando foi definido pelo chanceler Ernesto Araújo como um diplomata com “ampla experiência em promoção de exportações”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário