terça-feira, 9 de abril de 2019

Exportações brasileiras de calçados caem em março


           A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) divulgou nesta segunda-feira, 8, dados apontando que as exportações de calçados, em março, caíram 7,7% em pares e 9,4% em receita no comparativo com igual período do ano passado. No mês três, foram embarcados 9 milhões de pares que geraram US$ 83,9 milhões. Mesmo com o revés, o setor registrou desempenho positivo no trimestre, quando foram exportados 35 milhões de pares por US$ 267,1 milhões, altas de 14,9% em volume e de 6,4% em receita no comparativo com mesmo ínterim de 2018.
          Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o resultado de março foi influenciado pela queda das vendas ao mercado argentino. No mês passado, a Argentina importou 50% menos em dólares e 34,9% menos em volume em relação a março de 2018, registrando a compra de 880 mil pares por US$ 10,96 milhões. “A retração no consumo doméstico, somada às medidas de contenção das importações impostas pelo FMI, tem provocado a queda nas exportações para lá desde o segundo semestre do ano passado”, comenta o executivo. As constantes oscilações do câmbio, que prejudicam a formação de preço, também influenciaram o revés do mês.
          No trimestre, o principal destino dos embarques de calçados brasileiros foi os Estados Unidos. Para lá, foram embarcados 3,97 milhões de pares que geraram US$ 54,27 milhões, incrementos tanto em volume (41%) quanto em receita (43,9%) em relação ao mesmo período do ano passado. O segundo destino, no acumulado, foi a Argentina. No período, os “hermanos” importaram 1,78 milhão de pares, pelos quais foram pagos US$ 22,23 milhões, quedas tanto em volume (-25,5%) quanto em receita (-43,2%) em relação ao mesmo ínterim de 2018. Nos três primeiros meses do ano, o terceiro destino do produto brasileiro no exterior foi a França, para onde foram enviados 2,87 milhões de pares que geraram US$ 16,28 milhões. Houve um incremento de 4,2% em pares e queda de 10,9% em receita em relação ao ano passado.
          O principal exportador de calçados do trimestre foi o Rio Grande do Sul, de onde partiram 7,95 milhões de pares que geraram US$ 118 milhões, incrementos de 15,5% em pares e de 3,9% em receita no comparativo com o mesmo período de 2018. O Ceará foi o segundo maior exportador do período. Os cearenses embarcaram 14,15 milhões de pares por US$ 79,33 milhões, altas de 11,7% em volume e de 18,6% em receita em relação ao primeiro trimestre de 2018. O terceiro exportador do trimestre foi São Paulo, de onde partiram 1,79 milhão de pares por US$ 24,59 milhões, incremento de 23,1% em volume e queda de 0,5% em receita no comparativo com igual ínterim do ano passado.


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