segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Superintendência do Porto de Rio Grande promove ações de saúde e segurança dos trabalhadores



          A Superintendência do Porto do Rio Grande promoverá nos dias 02 e 03 de dezembro, no complexo portuário gaúcho, o Projeto Saúde nos Portos. Serão trabalhadas ações relacionadas à saúde e à segurança dos trabalhadores portuários em geral, bem como dos motoristas profissionais do transporte rodoviário de carga que ficam parados ao redor da área portuária à espera de carregamento ou descarregamento do caminhão, em parceria com o Sest/Senat.
          As atividades referentes ao Projeto serão realizadas nos dias 2 e 3/12, entre as 9h e 15h. No dia 02 de dezembro, o foco estará voltado para o atendimento ao segmento de caminhoneiros que operam na área do Porto Organizado, sendo realizado junto ao estacionamento da sede do Sest/Senat, localizada na BR 392, Km 10.
          O dia 03 de dezembro, será mais voltado para o conjunto de atores que trabalham junto às instalações da Superintendência do Porto do Rio Grande, com estrutura a ser erguida na Travessa Porto Novo, ao lado da sede administrativa e próximo a área operacional.
          Serão oferecidos serviços de Avaliação odontológica; Fisioterapia, Ginástica laboral e Massoterapia; Informações sobre Nutrição e medição de IMC; Aferição de Pressão Arterial; Verificação de índice Glicêmico; Educador físico; Testagens (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); Participação de Psicólogo; Unidade móvel para serviços de saúde e exames preventivos (Exame de mama); Confecção do cartão SUS, dentre outros. Uma tenda voltada ao acolhimento dos participantes contará com oferecimento de corte de cabelo gratuito, distribuição de lanche e brindes.
        O Projeto Saúde nos Portos surgiu a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica nº 11/2011, entre Ministério da Saúde e Secretaria de Portos da Presidência da República, e foi reforçada com a aproximação da SEP/PR ao Sest/Senat com a assinatura de um acordo de cooperação no ano de 2015. Tem como objetivo organizar ações, em parceria com a autoridade portuária local, Sest/Senat e o Ministério da Saúde nos portos do Brasil. As ações são voltadas à saúde e segurança do trabalhador, e tem como foco promover uma melhoria na qualidade de vida e trabalhar a prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde.
         O evento é organizado em nível local pela Superintendência do Porto do Rio Grande e pelo Sest/Senat Rio Grande, e tem como parceiros a Secretaria de Município da Saúde e Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Sagres Agenciamentos Marítimos, Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), Sindicato dos Transportadores de Bens de Rio Grande (Sindicam), CEJEN Engenharia, Yara Brasil Fertilizantes, Braskem Rio Grande e Granel Química.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário