terça-feira, 24 de novembro de 2015

Minerva Foods exporta bois vivos para a Venezuela pelo Porto de Rio Grande

         A Minerva Foods exportou cinco mil bovinos em pé pelo Porto de Rio Grande, com destino à Venezuela, na primeira operação deste tipo realizada no Rio Grande do Sul. O frigorífico, que usa tradicionalmente o Pará para realizar estes embarques, decidiu ampliar o leque de alternativas. No ano passado, foram feitos carregamentos a partir de Montevidéu, no Uruguai.
         O gerente comercial de exportação de bovinos vivos da Minerva, Guilherme Dias, disse que a novidade faz parte da estratégia da empresa. Mas a venda de gado em pé, contudo, desperta críticas por parte da indústria do segmento.
        A questão foi discutida na reunião do governo do Estado que tratou da permanência das operações do frigorífico da Marfrig em Alegrete. "Acho uma crítica normal. Cada setor tenta impor seu ponto de vista. Somos a segunda maior exportadora de carne bovina do Brasil e da América Latina. Mas também acreditamos nesse nicho de venda do gado vivo", afirmou Dis.
         Os bovinos exportados por Rio Grande são levados ao país de destino em um navio curral. Fiscais federais agropecuários acompanham o passo a passo da operação, iniciada no último domingo e que se estendeu por cerca de 40 horas. "Verificamos as condições de bem-estar animal. As baias, a ração, o dessalinizador de água", esclarece o fiscal André Vargas de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário