terça-feira, 24 de novembro de 2015

Relatório Drewry indica que frota ociosa dos transportadores marítimos chegou a 35% na semana passada

         O último relatório do instituto britânico de pesquisas marítimas Drewry informou que a frota ociosa na semana passada chegou a 35% entre os transportadores e 66% entre NVOCCs, somando 238 navios parados por recesso do mercado.
         Segundo o levantamento, são 901 mil teus ociosos no mês, a maior soma desde o início de 2010, quando o mercado sofria o impacto da crise de 2009. Os navios ociosos hoje já representam 4,6% da frota mundial total, de certa forma ainda longe do pico de 11% registrado no final de 2009.
          O relatório da Drewry classifica um navio como ocioso a partir do momento em que ele já esteja estacionário há mais de 14 dias. Viagens perdidas não contam, uma vez que, nesse caso, os navios continuam a navegar sem fazer escalas, de modo que podem ser facilmente recolocados no mercado.
          Os números do último mês foram principalmente atingidos por conta da parada de navios de classes maiores. O relatório da Drewry contou como inativos um total de 31 navios acima de 8,000 teus em 16 de novembro, incluindo o “Triple-E” Morten, da Maersk, cuja capacidade é 18 mil teus.
          Decidir pela ociosidade de bens de tamanho valor não é tarefa fácil, porém o crescimento do setor mostra que os transportadores compreenderam que a navegação das grandes embarcações (slow steaming), não conseguiriam, sozinhas, atender ao problema da supercapacidade nas rotas Leste-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário