terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aplicativos oferecem soluções para reduzir custos no transporte no Brasil

         O fato de a maior parte das cargas domésticas brasileiras, -81,7% do total- ser transportada por caminhões em estradas é o maior problema da área de logística nacional, avalia estudo da Fundação Dom Cabral. "Esse é um erro histórico que nos persegue", diz Paulo Resende, que conduziu o levantamento que estima em 11,2% o índice médio de desperdício de receitas das empresas nacionais com o custo logístico.
          Para contornar esse problema, aplicativos e sistemas tecnológicos oferecem soluções paliativas para diminuir os custos com transporte e dar mais agilidade às pequenas e médias empresas. O Truckpad começou a operar em janeiro de 2013, apesar da resistência enfrentada por seu desenvolvedor Carlos Mira.
         Com o aplicativo, o dono da carga pode se conectar diretamente ao caminhoneiro e acertar detalhes e valores da transação, eliminando etapas do processo. Em cerca de um mês, ele registrou seus primeiros cem downloads. "Empresários do setor tentavam me desencorajar, afirmando que caminhoneiros jamais usariam smartphones", conta Mira, que foi dono de uma transportadora até 2010.
         O cadastro de mais de 300 mil caminhoneiros, após triagem, registrado até o início deste mês, apontam o erro nas previsões pessimistas. "A minha ideia era tirar o intermediário da negociação", diz Mira. "É como se fosse o Über, com a diferença de que os caminhões e caminhoneiros são os mesmos de antes, apenas ficaram mais próximos dos clientes." O empresário estima que cerca de 400 mil ofertas de serviços são feitas por mês via Truckpad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário