sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Projeto de hidrovia no Rio Paraguai vai atender produção de 18 milhões de toneladas

         A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 118/15, que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos da hidrovia do Rio Paraguai, entre a foz do rio Apa (MS) e a cidade de Cáceres (MT) de autoria do deputado Adilton Sachetti (PSB-MT).
         O Projeto condiciona esse aproveitamento à realização prévia dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA, dos projetos de engenharia e dos demais estudos ambientais.
         Ao defender este projeto, Sachetti, coordenador de Infraestrutura da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), argumentou que somente no Estado de Mato Grosso a área de influência desta hidrovia alcança atualmente uma produção de 18 milhões de toneladas, “com a vantagem de uma redução de custos de fretes estimada em 20%”.
         “O objetivo é garantir segurança para a navegação comercial e potencializar a exploração e o aproveitamento dos nossos recursos hídricos”, afirma Sachetti. O relator da matéria foi o deputado Josué Bergson (PTB-PA), também membro da FPA. “Dei parecer favorável ao projeto de Sachetti porque sem dúvida alguma é uma grande alternativa de tornar a nossa produção agropecuária competitiva, com melhor rentabilidade ao produtor, além de ser uma logística adequada para o transporte a longa distância, de baixo valor e isto somente será possível com a adoção do uso das hidrovias", argumentou.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário