terça-feira, 24 de novembro de 2015

PIB dos Estados Unidos cresce 2,1% no terceiro trimestre, acima da estimativa inicial de 1,5%

         O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 2,1% no terceiro trimestre, após ajustes sazonais, na segunda estimativa do dado divulgada nesta terça-feira (24) pelo Departamento do Comércio. O resultado ficou acima da estimativa inicial de 1,5% e veio em linha com a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.
         O indicador sugere que a economia norte-americana está a caminho de fechar o ano com um crescimento em patamar modesto, para os padrões dos EUA. Apesar do resultado mais forte que no cálculo inicial, o de crescimento do terceiro trimestre marca uma desaceleração forte ante o segundo trimestre, quando a economia avançou 3,9%, na taxa anualizada.
         Na comparação anual, a economia norte-americana cresceu 2,2% no terceiro trimestre, seu avanço mais lento na comparação anual desde o primeiro trimestre de 2014. No geral, o crescimento econômico tem girado na casa de 2% há vários anos, ritmo modesto para os EUA, sem um impulso forte sustentável para a economia desde o fim da recessão em 2009.
         Os lucros das empresas após impostos, sem avaliação de estoques ou ajustes para consumo de capital, recuaram 3,2% ante o segundo trimestre, a maior queda nesse indicador desde o quarto trimestre de 2014. Na base de comparação anual, o lucro corporativo cresceu 1,4%, bem abaixo da alta anual de 8,5% no segundo trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário