quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Presidente da Fiorde diz que desenvolvimento de Vila do Conde é vital para o país

          O presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, disse que “num ano de tantas notícias más na área da economia, o primeiro leilão envolvendo quatro terminais portuários – dois de celulose e um de grãos em Santos-SP e um de grãos em Vila do Conde-PA –, marcado para o dia 9 de dezembro, devolve um pouco de otimismo e esperança ao setor, principalmente porque há previstos mais 21 editais para arrendamento para o primeiro semestre de 2016”.
         O executivo avaliou que o processo para a realização de leilões de terminais privados está avançando. “São 30 os terminais já aprovados, o que mostra que o país tem demanda que justifica esses investimentos”, comemorou.
          Para ele, de fato, o desenvolvimento do setor portuário em Vila do Conde e demais portos da região é vital para o Brasil, “desde que a rodovia BR-163 seja completamente asfaltada e duplicada em território paraense, o que se prevê, finalmente, para 2018”. O que se espera, ressalta o executivo, é que o governo federal não atrase mais os investimentos, em razão de suas atuais dificuldades de caixa.
          Segundo Lourenço, cálculos de especialistas, quando concluída, a BR-163, indicam que ela irá reduzir os custos de logística em mais de R$ 2,2 bilhões por ano, já que será possível levar as cargas do agronegócio para o Norte, em vez de trazê-las para os portos do Sudeste e Sul.
         “Hoje, isso é quase impossível porque ainda há no interior do Pará mais de 500 quilômetros dessa estrada sem asfalto que ficam intransitáveis no período das chuvas. Ao mesmo tempo, será possível trazer cargas de produtos manufaturados em direção ao Sul, movimentando a economia nacional. Haverá maior equilíbrio na distribuição das cargas pelo País, reduzindo os desperdícios causados pela ausência de uma malha viária mais moderna”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário