sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Paraná passa a ser a quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o RS

          O Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul em participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, passando a ocupar a quarta posição enquanto os gaúchos caem para o quinto. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, mantêm os três primeiros lugares, segundo o levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
         O presidente da FEE (Fundação de Economia e Estatística do RS), Igor Moraes, explicou que a mudança ocorreu em virtude da mudança na metodologia de cálculo utilizada pelo IBGE. "Mesmo assim, a diferença entre os dois estados é pequena, na margem de erro", ressalvou Moraes.
         O coordenador do núcleo de contas regionais da Fundação, Roberto Rocha, esclareceu que a troca de metodologia pelo IBGE foi necessária para que os desempenhos dos estados pudessem ser comparados dentro de uma mesma base.
         A ultrapassagem dos paranaenses, na verdade, se deu no final de 2013, mas os dados foram revelados oficialmente apenas agora. A partir da mudança, perderam espaço no PIB nacional RS, MG e DF. Ganharam RJ, SP e PR. Os demais mantiveram o mesmo percentual anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário