quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Macri anuncia assessora da ONU como futura chanceler da Argentina

        O presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, deu mais um sinal de que pretende mudar o rumo da política externa do país. Na noite desta terça-feira, ele comunicou, por meio da sua conta de facebook, que Susana Malcorra, chefe de gabinete do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki Mon, será a ministra de Relações Exteriores do seu governo.
        "Trata-se de uma pessoa de amplo conhecimento, que entende cada detalhe da agenda internacional que hoje move o mundo", justificou o futuro chefe do executivo argentino. "A Argentina precisa vincular-se aos demais países do globo para desenvolver oportunidades de crescimento e prosperidade", explicou Macri.
        Na terça-feira à tarde, Macri reuniu-se com a presidente Cristina Kirchner, na residência oficial do governo, em Olivos, na Grande Buenos Aires. O encontro durou 45 minutos, mas não foram feitas fotos, nem divulgados comentários sobre os assuntos abordados.
        A posse de Macri será dia 10 de dezembro, encerrando um ciclo de 12 anos de governos kirchneristas, com a chegada ao poder de um oposicionista. O presidente eleito é empresário, tem perfil político conservador e ideias econômicas liberais. A expectativa é de que o novo governo afaste-se de parceiros como Nicolas Maduro, da Venezuela e busque uma reaproximação com os países desenvolvidos.  
         Ele já adiantou que pretende utilizar o Mercosul para o estabelecimento de acordos com os Estados Unidos, a União Europeia e outras nações industrializadas, contrariando a política terceiro-mundista vigente na Argentina nos últimos 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário