quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CMA CGM anuncia negociação de direito de exclusividade para a compra da NOL

       O armador francês CMA CGM anunciou tratativas em curso por direitos exclusivos na fusão com a Neptune Orient Lines (NOL), empresa do fundo Temasek, de Cingapura, que também é controlador da APL. A opção de exclusividade eliminaria da negociação o grupo dinamarquês Møller-Mærsk, que igualmente havia manifestado interesse na operação. A transportadora francesa esclareceu que o período de validade da proposta de negociações exclusivas com a NOL e o grupo Lentor Investment, que mobilizaria 39,48% do capital da NOL, expira no dia 7 de dezembro.
        A CMA CGM enfatizou que “caso as negociações levem a um acordo, a combinação contribuiria para a consolidação da empresa no transporte marítimo de contêineres, num momento em que os efeitos do serviço oferecido em escala são mais decisivos do que nunca. Ademais – enfatizou a empresa francesa -, o fortalecimento da presença da armadora no mercado traria inúmeras vantagens geográficas e operacionais, complementares para ambos os grupos “.
          Com a aquisição da NOL, cujo principal ramo de atividade – após a cessão do braço logístico APL à japonesa Kintetsu, em fevereiro de 2015 – passou a ser o transporte marítimo em contêineres, a CMA CGM vai consolidar sua posição como terceiro player no ranking mundial. Com capacidade atual para mais de 2,3 milhões de teus, incluindo navios encomendados, a empresa acrescentaria os 1,8 milhões de teus da NOL, além dos cerca de 550 Teu da frota da APL.
          Atualmente, a frota da CMA CGM tem cerca de 450 navios, dos quais 34 são de grande porte (mais de 10 mil teus): quatro com capacidade de 18 mil Teus, três para 16 mil Teus, cinco para 14 mil Teus, dois para 13 mil Teus e 20 para 11 mil teus. Na frota de 90 navios da da APL, 16 têm capacidade acima de 10 mil Teus.
          As ações da Neptune Orient Lines aumentaram 21,8% desde o início do mês. A empresa havia divulgado no início do mês que entrara em discussões preliminares com o grupo dinamarquês Maersk Line e a francesa CMA CGM sobre uma potencial fusão ou venda. Durante o fim de semana, a empresa declarou que já começa a falar com a CMA CGM sobre aquisição exclusiva.
          Após as notícias, as ações da NOL, que entraram no mês de novembro cotadas a 0,68 dólares, chegaram a atingir 1,17 no início desta semana. Em declaração, a empresa anunciou que tem até dia 7 de dezembro para fechar acordo exclusivo com a CMA CGM. Qualquer fusão ou aquisição da NOL ainda precisaria de aprovação por parte das autoridades regulatórias da Ásia, Europa e Estados Unidos.

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