quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Brasken assina acordo para construção de terminal privativo em Aratu


         O governo do estado da Bahia e a Braskem assinaram nesta terça-feira o protocolo de intenções para a construção de um terminal privativo da empresa petroquímica no Porto de Aratu, como antecipado.
O projeto aprovado é menor que o pensado inicialmente, porém representa um avanço em relação às definições para o disputado Canal de Cotegipe, na Baía de Aratu, e sinaliza para um investimento concreto no porto de mesmo nome, que está pra lá de necessitado mesmo.
         A Braskem deve investir inicialmente R$ 120 milhões na construção de um cais. O projeto para ampliar a área de armazenagem, que deve elevar o total investido para aproximadamente R$ 400 milhões, continua na pauta para mais adiante.
         Braskem e governo assinaram o protocolo discretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Vão deixar a festa que estava pensada inicialmente para mais adiante, quando houver menos nós para desatar.
        Em junho deste ano, a empresa solicitou a renovação da licença prévia para a construção do cais, pedida pela primeira vez em 2002, no tempo da antiga Copene, e que estava expirada. A expectativa é de um parecer do Ibama no início do próximo ano.
Falta a nafta
         Se a questão portuária se encaminha, a Braskem mantém o foco na definição de um novo contrato para o fornecimento de nafta, principal matéria-prima utilizada pela empresa nas fábricas instaladas no Brasil. A empresa negocia com a Petrobras um novo contrato há 2,5 anos.
O foco é a garantia de fornecimento a longo prazo, fundamental para futuros investimentos da empresa no país. As empresas estão no quinto aditivo contratual, que expira em 15 de dezembro. Quem acompanha o assunto diz que a probabilidade de um desfecho positivo cresceu muito recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário