Após um período de intenso trabalho das equipes
da Portos RS, PGE, Secretaria de Logística e Transportes, Secretaria de
Governança e Gestão Estratégica, Secretaria de Meio Ambiente e infraestrutura,
FEPAM, e Defesa Civil, foi emitido a Autorização de Início de Serviço para a
dragagem do Canal da Feitoria.
O Superintendente da Portos RS, Fernando Estima, diz que trabalho faz parte do
esforço conjunto do governo que tem como meta gabaritar o trecho de canais, que
compreendem 310 quilômetros de extensão. “ Comemoramos hoje o início do
trabalho fruto do empenho técnico dos setores ambientais, engenheiros,
administrativo/financeiro e jurídico, trabalharam paralelamente nos campos e
gerenciaram o projeto”, enfatiza o superintendente.
A estiagem que o Rio Grande do Sul vem enfrentando nos últimos meses e a
ocorrência de mais de dois encalhes só no mês de abril, e o esforço para o
desencalhe, prejudicou mais ainda o canal, já raso pelo efeito da seca. A
dragagem do Canal da Feitoria é primordial, pois é considerado um dos mais
importantes trechos da hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre até o Porto do
Rio.
Com uma hidrovia de 330 km de extensão, além da hidrovia ligar o Porto de Porto
Alegre até o Porto do Rio Grande, também faz a ligação dos terminais privados
localizados na bacia do Sudeste. Terminais esses, que movimentam
aproximadamente, 8 milhões de toneladas ao ano distribuídos em produtos como
fertilizantes, cevada, trigo, bobinas de aço, sal, soja, clínquer, contêineres,
combustíveis e seus derivados.
Estima, observa ainda, que existe um esforço muito grande do atual governo, a
fim de deixar em plenas condições de navegabilidade esta que é a principal
hidrovia do Estado. Com isso, serão investidos R$ 16,4 milhões do orçamento.
A responsável pela execução da obra é a empresa Jan De Nul do Brasil Dragagem,
que utilizará a draga Afonso de Albuquerque, cujo a previsão de chegada ao
Estado é de 7 dias a contar da data de hoje.
A dragagem de manutenção será realizada em todo o canal, com todos os cuidados ao meio ambiente, dando melhor e maior segurança a navegação de embarcações que acessam ao Porto de Porto de Porto Alegre e aos terminais privados localizados na Bacia do Sudeste.
A dragagem de manutenção será realizada em todo o canal, com todos os cuidados ao meio ambiente, dando melhor e maior segurança a navegação de embarcações que acessam ao Porto de Porto de Porto Alegre e aos terminais privados localizados na Bacia do Sudeste.
Ainda, conforme o superintendente, isso significa que no período das cheias, os
navios podem chegar ao porto da Capital com até 14 mil toneladas de carga e de
acordo com a estrutura da embarcação, com até 15 mil. Isso é um ganho
expressivo da navegação no Estado. Com a dragagem, a hidrovia garantirá acesso seguro de embarcações aos portos de
Porto Alegre, Pelotas e do Rio Grande.
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