A frota de
contêineres inativos atingiu o pico no final de maio, após o que a tendência
ascendente foi revertida. Durante o período de 25 de maio a 8 de junho,
diminuiu 110.000 teus para 521 navios, para 2,61 MTEUs, de acordo com o último
estudo da Alphaliner, e espera-se que continue sua tendência de queda no futuro
próximo, conforme as linhas de remessa buscam retomar gradualmente os serviços
suspensos.
A participação dos navios NVOCC na
frota de contêineres inativos, que havia diminuído acentuadamente desde meados
de 2019, atingindo um nível baixo de 16% em março (seu ponto mais baixo desde
2009) também sofreu uma virada, atualmente em 35% do total. a frota inativa. A
proporção se recuperou quando as linhas de remessa retornaram navios fretados
indesejados o mais rápido possível no contexto da pandemia de coronavírus
(Covid-19).
A contagem total de navios
imobilizados especificamente para a instalação de lavadores fora da manutenção
e triagem de rotina caiu para 61 unidades por 614.000 teus, equivalente a 24%
do total de navios inativos da frota.
O número de navios porta-contêineres
vendidos para demolição aumentou significativamente nas últimas semanas, à
medida que o negócio de reciclagem de navios cresce lentamente, retornando a
sinais de vida após ser completamente paralisado pela pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário