sexta-feira, 5 de junho de 2020

Porto Itapoá comemora seus nove anos com incremento de quase 16% na movimentação de cargas


         O Porto Itapoá, projetado para receber as grandes embarcações que operam em águas brasileiras, completará 9 anos de atividades no dia 16 de junho. O terminal, localizado no norte de Santa Catarina, ocupa hoje a terceira posição na operação de contêineres no país, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), com incremento de 15,92% em 2019, movimentando 735 mil teus.
             Em junho de 2011, quando Itapoá iniciou as operações, os maiores navios que chegavam ao Brasil eram os Super-Post-Panamax, com aproximadamente 300 metros de comprimento. Essas embarcações, desde então, contemplam o porto catarinense dentro de suas escalas prioritárias e, ano após ano, as dimensões dos navios com permissão para operarem no país vem sendo acrescidas, chegando atualmente a superar os 330 metros de comprimento.
            Agora, com a tendência para que embarcações de até 350 metros entrem em operação no País, a Marinha do Brasil acaba de ratificar a autorização para manobras de navios com essas dimensões para a operação no Porto Itapoá. Navios com dimensões acima de 330 metros já tem sido uma realidade no Porto Itapoá desde 2017.
           A localização estratégica na entrada da Baía da Babitonga é uma das razões do sucesso do terminal. Trata-se de um dos estuários que menos demandam investimentos públicos para a manutenção de suas condições de navegabilidade. A última dragagem de aprofundamento na baía foi realizada em 2010 e, desde então, ocorreu apenas uma dragagem de manutenção do canal de acesso.
          A Baía da Babitonga oferece profundidade natural que em algumas áreas do canal passam de 21 metros. Atualmente, está em andamento o projeto de adequação do canal de acesso, que prevê o aprofundamento de 14 para 16 metros e a atenuação do grau da referida curva, permitindo o acesso à Baía de forma mais ágil e segura.
         
         O Complexo Portuário da Baía da Babitonga, que inclui os terminais de Itapoá e São Francisco do Sul, operou 59,3% de toda a carga movimentada pelos portos de Santa Catarina em 2019, de acordo com a Antaq. O Estado movimentou cerca de 47 milhões de toneladas, ficando os portos da região com quase 28 milhões de toneladas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário