O Porto Itapoá, projetado para
receber as grandes embarcações que operam em águas brasileiras, completará 9
anos de atividades no dia 16 de junho. O terminal, localizado no norte de Santa
Catarina, ocupa hoje a terceira posição na operação de contêineres no país,
segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), com
incremento de 15,92% em 2019, movimentando 735 mil teus.
Em junho de 2011, quando Itapoá iniciou as
operações, os maiores navios que chegavam ao Brasil eram os Super-Post-Panamax,
com aproximadamente 300 metros de comprimento. Essas embarcações, desde então,
contemplam o porto catarinense dentro de suas escalas prioritárias e, ano após
ano, as dimensões dos navios com permissão para operarem no país vem sendo
acrescidas, chegando atualmente a superar os 330 metros de comprimento.
Agora,
com a tendência para que embarcações de até 350 metros entrem em operação no
País, a Marinha do Brasil acaba de ratificar a autorização para manobras de
navios com essas dimensões para a operação no Porto Itapoá. Navios com
dimensões acima de 330 metros já tem sido uma realidade no Porto Itapoá desde
2017.
A localização estratégica na entrada da Baía da Babitonga é
uma das razões do sucesso do terminal. Trata-se de um dos estuários que menos
demandam investimentos públicos para a manutenção de suas condições de
navegabilidade. A última dragagem de aprofundamento na baía foi realizada em
2010 e, desde então, ocorreu apenas uma dragagem de manutenção do canal de
acesso.
A Baía da Babitonga oferece profundidade natural que em algumas áreas do canal passam de 21 metros. Atualmente, está em andamento o projeto de adequação do canal de acesso, que prevê o aprofundamento de 14 para 16 metros e a atenuação do grau da referida curva, permitindo o acesso à Baía de forma mais ágil e segura.
A Baía da Babitonga oferece profundidade natural que em algumas áreas do canal passam de 21 metros. Atualmente, está em andamento o projeto de adequação do canal de acesso, que prevê o aprofundamento de 14 para 16 metros e a atenuação do grau da referida curva, permitindo o acesso à Baía de forma mais ágil e segura.
O Complexo Portuário da Baía da Babitonga, que
inclui os terminais de Itapoá e São Francisco do Sul, operou 59,3% de toda a
carga movimentada pelos portos de Santa Catarina em 2019, de acordo com a Antaq.
O Estado movimentou cerca de 47 milhões de toneladas, ficando os portos da
região com quase 28 milhões de toneladas.
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