O Porto Itapoá, em Santa Catarina, teve um duplo motivo de
comemoração: o aniversário de 9 anos de operação, completados em 16 de junho, e o resultado do balanço dos cinco primeiros meses de
2020. O terminal registrou um aumento de 11,3% no volume de contêineres
movimentados em relação ao mesmo período de 2019. O destaque foram as
operações de importação e transbordo que tiveram crescimento de 7,4% e 53,6%
respectivamente.
As exportações, que
apresentavam números estáveis em relação a 2019, devem manter essa tendência,
com uma possibilidade de crescimento para segmentos específicos, como reefer e
setor madeireiro, que podem ganhar força em função do câmbio favorável. Vale destacar que a
superação dos números de 2019 é um grande desafio para o Porto Itapoá, bem como
para todo o setor portuário brasileiro, seja pela reconfiguração do mercado
devido à pandemia, seja em função da volatilidade dos mercados internacionais,
notadamente atrelada ao impacto do dólar na precificação das transações
comerciais.
Em 2019 o Porto
Itapoá obteve um destaque especial, conquistando o patamar de terceiro maior
terminal de contêineres do Brasil e o maior do Estado de Santa Catarina. A meta
é superar o número de movimentações agora em 2020, visando manter essa
colocação. Porém, o grande objetivo é contribuir o máximo possível para a
retomada da produção industrial e da economia como um todo.
Nessa linha, um
importante fator anunciado recentemente tende a elevar o valor agregado do
Terminal junto aos seus clientes. No dia 30 de maio, a Marinha do Brasil
ratificou os novos parâmetros operacionais para atracação de navios no Porto
Itapoá que, a partir de agora, poderá receber embarcações de até 350 metros de
comprimento.
O Porto Itapoá,
localizado na Baía da Babitonga, já era um dos portos capazes de operar os
grandes navios que atuavam na costa brasileira. Com essa oficialização por
parte da Marinha do Brasil, a expectativa é que o mercado internacional de
porta-contêineres inicie o envio dessas embarcações ao Brasil.
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