quinta-feira, 18 de junho de 2020

Movimentação de cargas no Porto Itapoá cresce 11,3% de janeiro a maio


          O Porto Itapoá, em Santa Catarina, teve um duplo motivo de comemoração: o aniversário de 9 anos de operação, completados em 16 de junho, e o resultado do balanço dos cinco primeiros meses de 2020. O terminal registrou um aumento de 11,3% no volume de contêineres movimentados em relação ao mesmo período de 2019. O destaque foram as operações de importação e transbordo que tiveram crescimento de 7,4% e 53,6% respectivamente.
          As exportações, que apresentavam números estáveis em relação a 2019, devem manter essa tendência, com uma possibilidade de crescimento para segmentos específicos, como reefer e setor madeireiro, que podem ganhar força em função do câmbio favorável. Vale destacar que a superação dos números de 2019 é um grande desafio para o Porto Itapoá, bem como para todo o setor portuário brasileiro, seja pela reconfiguração do mercado devido à pandemia, seja em função da volatilidade dos mercados internacionais, notadamente atrelada ao impacto do dólar na precificação das transações comerciais.
          Em 2019 o Porto Itapoá obteve um destaque especial, conquistando o patamar de terceiro maior terminal de contêineres do Brasil e o maior do Estado de Santa Catarina. A meta é superar o número de movimentações agora em 2020, visando manter essa colocação. Porém, o grande objetivo é contribuir o máximo possível para a retomada da produção industrial e da economia como um todo.
Nessa linha, um importante fator anunciado recentemente tende a elevar o valor agregado do Terminal junto aos seus clientes. No dia 30 de maio, a Marinha do Brasil ratificou os novos parâmetros operacionais para atracação de navios no Porto Itapoá que, a partir de agora, poderá receber embarcações de até 350 metros de comprimento.
          O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, já era um dos portos capazes de operar os grandes navios que atuavam na costa brasileira. Com essa oficialização por parte da Marinha do Brasil, a expectativa é que o mercado internacional de porta-contêineres inicie o envio dessas embarcações ao Brasil.

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