quarta-feira, 3 de junho de 2020

Complexo Portuário de Itajaí recebe pela primeira vez navio do tipo megaships


          O primeiro navio de classe conhecido por “Megaships”, representados por embarcações com até 350 metros de comprimento e capacidade para transportar até 12 mil teus, chegou nesse final de semana ao Complexo Portuário de Itajaí. O Ever Laurel, com 334,98 metros de comprimento e 48,80 metros de largura (boca), bandeira de Cingapura e capacidade para transportar até 8.452 teus, veio do Porto de Paranaguá (PR) e atracou no berço 02 da Portonave  no último domingo.
          Na segunda-feira (01) foi realizada a manobra de saída da embarcação, que é a primeira com giro de nova etapa na área da nova Bacia de Evolução. A manobra iniciou com o navio rebocado de popa (ré) até a Baia Afonso Wippel (Saco da Fazenda), área em que está localizada a nova bacia. Já posicionado, ele concluiu um giro de 180° e seguiu seu trajeto marítimo rumo ao Porto de Montevidéu (Uruguai). A manobra foi encerrada com sucesso às 11h20min.
         Para garantir a segurança de todos que utilizam o canal, já que essa é considerada uma manobra especial, o acesso ao Complexo Portuário de Itajaí foi interditado durante a entrada e saída do navio. Com isso, ficaram paralisadas as atividades do ferry boat, da Marina Itajaí e a navegação de embarcações pesqueiras.
          A manobra foi coordenada e monitorada pela Superintendência do Porto de Itajaí, Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí), praticagem, os terminais portuários APMT e Portonave e os rebocadores. Em terra, o bloqueio da entrada e saída do ferry boat, bem como a organização do trânsito durante sua paralização, em Itajaí e Navegantes, foi organizada pelos inspetores da Guarda Portuária, Codetran (Itajaí) e Navetrans (Navegantes).
          Antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, realizou uma cerimônia de entrega de placas, em reconhecimento aos esforços de autoridades e alguns colaboradores que foram fundamentais para a concretização da nova Bacia de Evolução. Para o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni , a nova Bacia de Evolução coloca o Complexo Portuário de Itajaí na rota dos grandes navios (Megaships) e é fundamental para a operação do complexo e manutenção de sua movimentação:
          “Hoje é um dia para ficar registrado na memória dos itajaienses e de todos aqueles que labutam na atividade portuária do nosso complexo. Fonte primordial da nossa economia, o Porto de Itajaí e seu complexo, cada vez mais se destaca e prova disso é o que estamos presenciando hoje com a vinda destes gigantes dos mares. Para nós é mais um motivo de orgulho e acima de tudo de satisfação de ver, que agora sim, estamos prontos para realmente fazermos parte das grandes operações do cenário portuário nacional e internacional”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário