segunda-feira, 8 de junho de 2020

Embarques de soja por Paranaguá duplicam em maio em relação ao mesmo período do ano passado


          Os embarques de soja pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR) dobraram em maio de 2020, atingindo 2,4 milhões de toneladas, ante 1,2 milhão registrado no mesmo mês do ano anterior. O resultado excedeu 2 milhões de toneladas exportadas pelo terceiro mês consecutivo em 2020.
          Da mesma forma, o volume embarcado durante os primeiros cinco meses do ano foi de 9,6 milhões de toneladas, 33% a mais do que o embarcado no mesmo período de 2019. O presidente dos portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que " Apesar da crise do coronavírus, o mercado permaneceu muito forte. A valorização do dólar favoreceu as exportações e o clima seco garantiu o ritmo dos embarques ".
          Além disso, os silos públicos verticais e horizontais transportaram 103% a mais de volume em 2019, exportando 1,4 milhão de toneladas, ante 694,9 mil toneladas em 2019.
          Para o chefe da Divisão Silos do Porto de Paranaguá, Gilmar Francener, os números indicam o sucesso do trabalho realizado em conjunto pela iniciativa pública e privada. "O objetivo de tudo isso é aumentar a eficiência e a produtividade, o que garante bons negócios. Os números de 2020 indicam um novo paradigma para remessas do corredor de exportação", afirmou.
          O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá registrou apenas embarques de milho em janeiro. De fevereiro a maio, a soja dominou os movimentos. Até agora este ano, o produto cresceu quase 70% em comparação com os primeiros cinco meses de 2019, de 4,29 milhões de toneladas para 7,28 milhões de toneladas.
         Enquanto isso, cerca de 1,95 milhão de toneladas foram exportadas em maio, o que implicou um aumento de 248% em comparação com as 561.284 toneladas de soja transportadas pelo complexo no mesmo mês do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário