quinta-feira, 25 de junho de 2020

Porto sem Papel ganha solução digital para agilizar informações sobre pagamentos


          A Secretaria Nacional de Portos e Transporte Fluvial (SNPTA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adicionaram uma nova instalação ao sistema "Porto sem Papel". É o PagTesouro, uma solução digital para agilizar a transmissão de informações sobre pagamentos, taxas, certificados de prática livre e o Certificado de Saúde Bordocom para navios.
          A iniciativa, administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), está disponível desde 21 de junho, informou o Datamar News. No antigo método de pagamento, os agentes de expedição precisavam passar por um procedimento de várias etapas antes que o pagamento fosse finalmente enviado ao sistema "Porta sem papel".
          Esse procedimento pode causar atrasos que se refletem na atracação dos navios, já que o tempo necessário para processar as informações de pagamento pode levar até cinco dias corridos em feriados prolongados. Com a integração entre o sistema "Paperless Port" e o PagTesouro, não é mais necessário gerar um recibo bancário.      
          Agora, as informações de pagamento chegam ao sistema sem papel nos dois minutos seguintes à sua conclusão. Cabe ressaltar que atualmente o PagTesouro oferece apenas pagamento por débito em uma conta do Banco do Brasil.
          No entanto, um aviso já foi publicado, permitindo que outros bancos adiram ao método de pagamento. A expectativa é que, até setembro, o serviço também seja oferecido por outras instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário