quinta-feira, 30 de abril de 2020

Unctad apresenta plano de dez pontos para facilitar transporte mundial durante a pandemia da Covid-19

          A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) publicou um plano de ação para derrubar barreiras ao comércio e ao transporte, garantindo assim a livre circulação de bens, alimentos e suprimentos essenciais.
          À medida que os países tomam medidas radicais para controlar a pandemia de coronavírus (Covid_19), o comércio internacional e os sistemas de transporte passam por uma enorme tensão. As primeiras indicações mostram que o comércio internacional está em colapso, ameaçando o acesso a bens e suprimentos essenciais.
          Em resposta ao fenômeno incomum, a Unctad esboçou um plano de ação de dez pontos para ajudar as indústrias envolvidas na mobilização de bens a manter um comércio fluido durante a pandemia. "A facilitação do comércio é manter o movimento de mercadorias, por isso devemos fazer todo o possível para que a crise não pare o movimento de suprimentos essenciais", disse Shamika Sirimanne, diretora de Tecnologia e Logística da UNCTAD.
          Isso faz eco a um apelo prévio do secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi, de manter o trânsito de navios, a abertura de portos e o comércio transfronteiriço durante esse período de crise.
          O plano de ação está enraizado no trabalho da UNCTAD com especialistas em políticas internacionais e operadores no local, por meio de seus programas de facilitação comercial, automação alfandegária e expedição, e suas disposições são:
          1) Garanta o transporte ininterrupto. 2) Mantenha as portas abertas; 3) Proteger o comércio internacional de bens críticos e acelerar o desembaraço aduaneiro e a facilitação do comércio. 4) Facilitar o transporte transfronteiriço. 5) Garanta o direito de trânsito. 6) Proteja a transparência e as informações atualizadas. 7) Promova sistemas sem papel. 8) Aborde as primeiras consequências legais para as partes comerciais. 9) Proteger remetentes e prestadores de serviços de transporte. 10) Dê prioridade à assistência técnica.


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