quinta-feira, 9 de abril de 2020

Terminal fluvial de Porto Alegre opera com restrição de calado

          O superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, informou que o porto da capital gaúcha está operando com redução temporária de calado, mas segue com 85% do movimento normalizado. Ele atribuiu o problema a estiagem que assola o estado nos últimos dias.
         Segundo Estima, a combinação da estiagem com vento atípico e falta de dragagem provocou a necessidade de restringir a passagem de navios com mais de 4,7 metros de calado. Deste a última terça-feira, 7, essas embarcações têm de apresentar plano de navegação com a comprovação de que o vento não está represando a água.
         "O maior problema é no Canal da Feitoria, onde dois navios chegaram a encalhar, Nesta sexta-feira", revelou o superintendente. Nesta sexta-feira, 10, uma medição do calado do Canal deve confirmar a necessidade de uma dragagem emergencial, com solução em até três meses. Na quarta, 8, a praticagem comunicou que uma embarcação com calado de 5,2 metros passou sem problemas.(fonte: Superintendência Portos RS e ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário