terça-feira, 28 de abril de 2020

Ministério não renovará contrato do terminal Marimex em Santos, para permitir construção de ramal ferroviário no local

          O Ministério da Infraestrutura decidiu não renovar o contrato do terminal retroportuário de contêineres da Marimex, na região de Outeirinhos, no Porto de Santos (SP). A medida foi determinada para permitir a construção de um ramal ferroviário no local.
         O contrato, de 20 anos, vence dia 8 de maio, Com a decisão, será feito contrato de transição com a empresa para que as operações sejam mantidas. Segundo o Governo, a nova linha ferroviária ocupará parte da área onde funciona o terminal. O ramal possibilitará a armazenagem e à movimentação de granéis sólidos e de carga geral.
         Em outra área da região, existe proposta de instalação de terminais destinados à movimentação de granéis sólidos minerais. A destinação está prevista na nova proposta do Plano de Zoneamento e Desenvolvimento do complexo portuário santista, que busca efetivar um processo de clusterização do local, colocando terminais com características semelhantes na mesma região.
          O Porto de Santos precisa ampliar o sistema ferroviário interno para poder receber as cargas que chegarão a partir do aumento da capacidade da Rumo Logística, cujo contrato está em próximo de ser renovado. O objetivo é que as cargas ferroviárias cresçam 10% em relação ao percentual atual, de 30% do total.
          Os leilões para arrendamento de dois terminais de celulose no porto, previstos para ocorrerem ainda este ano, igualmente devem potencializar a necessidade de escoamento de carga pelo modal ferroviário. O contrato da Marimex é de 20 anos, com cláusula de prorrogação por mais  20 anos. A companhia encaminhou o pedido de renovação em 2016 e teve aprovado o início dos estudos pelo Ministério dos Transportes em 2017.
         O pedido foi encaminhado pelo Ministério à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que o analisou e informou que cumpria os requisitos. A empresa revelou que investiu R$ 90 milhões no terminal  e apresentou proposta prometendo outros R$ 170 milhões nos próximos 20 anos de contrato. A unidade movimenta em torno de 100 mil teus por ano.

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