segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pandemia da Covid-19 provoca cancelamento de itinerários em portos de vários continentes

          O terceiro Barômetro de Impacto Econômico nos Portos por Coronavírus (Covid-19), realizado pelo Programa Portuário Mundial de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos (WPSP-IAPH), determinou que o impacto dos cancelamentos pelos principais Alianças globais de contêineres estão começando a ser sentidas nos portos.
          A situação das balanças dos navios porta-contêineres mostra uma clara deterioração em comparação com os números das semanas anteriores. Do número total de portos pesquisados, 41% relatam uma situação bastante estável, enquanto 42% experimentam quedas moderadas. Além disso, um em cada 10 portos enfrenta declínios significativos, comparado a menos de 3% na semana anterior.
          O co-autor do relatório, Professor Theo Notteboom, explicou que uma redução nas chamadas de navios começou a ser vista devido a cancelamentos nas principais rotas leste-oeste. No entanto, destaca que algumas transportadoras oceânicas conseguiram aliviar esses cancelamentos com boa frequência.
          Como resultado, o número reduzido de aterrissagens de longa distância foi compensado. "Há também alguns casos em que foi relatado um ligeiro aumento nos navios porta-contêineres com o aumento da demanda pública por mercadorias específicas durante o período de fechamento", acrescentou.
          Da mesma forma, foi relatado que algumas das maiores linhas de contêineres solicitaram que as docas fossem usadas para o armazenamento de carga em contêineres em que as companhias de navegação ou embarcadores optaram pela suspensão do tráfego (SOT), predominantemente para a carga de entrada. da Ásia para a Europa e América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário