O terceiro
Barômetro de Impacto Econômico nos Portos por Coronavírus (Covid-19), realizado
pelo Programa Portuário Mundial de Sustentabilidade da Associação Internacional
de Portos (WPSP-IAPH), determinou que o impacto dos cancelamentos pelos
principais Alianças globais de contêineres estão começando a ser sentidas nos
portos.
A situação das balanças dos navios
porta-contêineres mostra uma clara deterioração em comparação com os números
das semanas anteriores. Do número total de portos pesquisados, 41% relatam uma
situação bastante estável, enquanto 42% experimentam quedas moderadas. Além
disso, um em cada 10 portos enfrenta declínios significativos, comparado a
menos de 3% na semana anterior.
O co-autor do relatório, Professor
Theo Notteboom, explicou que uma redução nas chamadas de navios começou a ser
vista devido a cancelamentos nas principais rotas leste-oeste. No entanto,
destaca que algumas transportadoras oceânicas conseguiram aliviar esses
cancelamentos com boa frequência.
Como resultado, o número reduzido de
aterrissagens de longa distância foi compensado. "Há também alguns casos
em que foi relatado um ligeiro aumento nos navios porta-contêineres com o
aumento da demanda pública por mercadorias específicas durante o período de
fechamento", acrescentou.
Da mesma forma, foi relatado que
algumas das maiores linhas de contêineres solicitaram que as docas fossem
usadas para o armazenamento de carga em contêineres em que as companhias de
navegação ou embarcadores optaram pela suspensão do tráfego (SOT),
predominantemente para a carga de entrada. da Ásia para a Europa e América.
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