O setor
marítimo é uma das sete principais indústrias que se beneficiarão do pacote de
ajuda emergencial de US$ 33 bilhões preparado pela Coréia do Sul. A medida visa
a proteger suas principais indústrias afetadas pelo impacto econômico causado
pela pandemia de coronavírus (Covid. 19) e fortalecer a indústria naval.
Anteriormente, o Ministério dos
Oceanos e Pescas anunciou uma medida financeira adicional, avaliada em US $1.016
milhões. Esse montante se destina exclusivamente ao apoio e desenvolvimento da indústria
naval.
O ministério sul-coreano, durante a
cerimônia de batismo do "HMM Algeciras", o maior navio
porta-contêineres do mundo, com capacidade para 24.000 teus, divulgou nota enfatizando
que o governo sul-coreano estará com as empresas até o final, para que a
indústria naval possa contornar o problema. Assegurou que o colapso da cadeia
de suprimentos global será impedido.
O ministério apresentou uma visão de
três frentes a longo prazo para a indústria marítima sul-coreana: Promover um
modelo de negócios de benefício mútuo para estaleiros e comerciantes,
adaptar-se efetivamente à quarta revolução industrial e incentivar a construção
de navios que respeitem a meio Ambiente.
Segundo o ministério, a indústria sul-coreana
sofreu grandes dificuldades em 2017, devido ao colapso do transporte marítimo
de Hanjin, até então a maior empresa de transporte de contêineres da Coréia do
Sul, um trauma que já teria sido superado.
Naquela época, o governo estabeleceu um
projeto de cinco anos para reviver a indústria. O "HMM Algeciras",
segundo o ministério, seria o resultado de esforços que visam posicionar a
Coréia do Sul como uma das cinco maiores potências marítimas do mundo.
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