quinta-feira, 16 de abril de 2020

Portos latino-americanos incluem novas medidas de proteção contra o coronavírus


           A pandemia provocada pelo novo coronavírus, sem previsão de término, está levando os portos da América Latina a adotarem mais medidas para seguirem operando. As autoridades portuárias do Brasil, Equador, Peru, México e Chile anunciam novos protocolos de proteção contra o avanço da covid-19 na região.  
           A Autoridad Portuaria Nacional de Perú (APN) determinou a aplicação de sistemas de gestão de proteção e segurança nos terminais e instalações portuárias em caráter obrigatório. A medida envolve a aprovação dos protocolos sugeridos por APM Terminals Callao, DP World Callao.
           Os terminais peruanos decidiram operar em horários limitados e com número de trabalhadores menor. Os motoristas de caminhão que entram e saem dos portos passaram a contar com instalações especiais, recebendo combustível e alimentação de forma mais segura.
          O Puerto de Aguas Profundas, de Posorja no Equador, criou um plano tecnológico com mais flexibilidade, oferecendo acesso a serviços. O terminal informou que segue operando, mas mais de 100 colaboradores estão realizando tele-trabalho, usando plataformas de comunicação.
         O Contecon Guayaquil instalou sistemas com verificação automática do ingresso e a aplicação de medidas de bioseguridade para toda a cadeira logística que opera no terminal. O Terminal de Manta também está executando apenas medidas rigorosas de segurança para o acesso às suas instalações.
        No Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí realiza uma campanha de conscientização sobre o coronavírus para os trabalhadores de transporte. A ação ocorre nos portões de acesso ao complexo, com a distribuição de kits de higiene.
        Mesmo assim, a Agencia Nacional de Transportes Acuáticos (ANTAQ) comunicou que para reduzir os efeitos da crise nos setores regulados foram suspensos os prazos de procedimento, ampliadas as audiências públicas, e aplicadas diretrizes e restrições às atividades de transporte de passageiros. Foram ainda aprovadas resoluções que regem as reuniões ordinárias da Junta Virtual e Eletrônica da Agência.
         Os caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá receberam um kit de alimentos a partir do dia 14 de abril. É uma maneira de ajudar os motoristas que têm dificuldades para encontrar restaurantes abertos devido à pandemia, justificou a autoridade portuária.
         A Secretaría de Comunicaciones y Transportes de México (SCT) anunciou a entrega de permissões e autorizações a navios ou artefatos navais que operam serviços vinculados com o transporte de passageiros e carga, assim como com a produção e distribuição de gás, petróleo, gasolina e querosene de aviação.
        O Puerto de Lázaro Cárdenas, a Administración Portuaria Integral de Veracruz (foto) e a Administración Portuaria Integral de Altamira comunicaram que continuam operando de modo eficiente, obedecendo as determinações do Governo Federal e das autoridades de saúde nacionais e internacionais.
        A Empresa Portuaria Chacabuco (Emporcha) ,no sul do Chile, tomou as medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério de Saúde e a Capitania de Puerto Chacabuco, dirigidas à operação dos navios e seus trabalhadores.
         Além disso, em conjunto com a Autoridad Sanitaria y la Gobernación Marítima foram adotadas limpezas sanitárias diárias na entrada do recinto portuário, escritórios e demais instalações da Zona Franca, áreas onde ficam supervisores e chefes de serviços. Também é tomada a temperatura de todas as pessoas que ingressam no complexo.
          A Empresa Portuaria Austral (Epaustral) confirmou o contágio de Covid-19 de um integrante da sua equipe do Terminal José de los Santos Mardones, de Punta Arenas, no extremo sul do Chile.
         As medidas de proteção e controle passaram, então, a serem mais rigorosas. Mas o terminal mantém as operações programadas, com as cargas sendo movimentadas em horários específicos e com monitoramento constante das medidas de segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário